Ir para o Conteúdo

Newsboard


Posts from 2009 / May    Return to all Posts

A Espada que dá a Vida - 25.000 litros de leite

por Café com Sensei - Social - 14-May-2009

No Café de ontem, deixei o link Kendo / Kenjutsu em que se observa nas últimas linhas:

"Trabalho social
O Instituto Niten transmite a espada que trás a vida, indo além do dojo e contribuindo para tornar o mundo um lugar mais justo.
Ao longo dos anos, o Instituto contribuiu com diversos programas sociais e ajudou diversas associações, dentre o qual se destacam:

  • Programa Fome Zero
  • Programa de combate à desnutrição em Fortaleza (IPRED)
  • Doações à Cruz Vermelha internacional
  • Projeto Pequeno Cidadão
  • Casa de tratamento de Hanseníase de Betim"

A razão de o Niten estar a frente nos projetos sociais é simples: bushido.
Exercitar a compaixão.
É dever do samurai ajudar os mais fracos.
Sei que não poderei salvar o mundo.
Mas por onde passarmos, a nossa Espada será a que dá a Vida.


Sensei doando 25.000 litros de leite às crianças em Fortaleza (IPREDE)

Tags: Social,

Lutamos Contra Quem?

por João Paulo - SP/Piracicaba - 08-May-2009


"Então cultivamos a inimizade? Não. Não são as pessoas as nossas inimigas, embora algumas se esforcem para que isso aconteça. Temos compaixão, somos honrados e corteses. Queremos o bem da humanidade."

Muitos podem questionar muitas coisas dos treinos de Kenjutsu: Com o esforço mundial para a paz, não seria essa prática um incentivo à violência? Para que aprender a lutar com espadas se na rua estaremos indefesos sem elas? Por quê esse resgate da postura de um samurai e sua prontidão para a guerra, se não somos militares e nem estamos em guerra? Se vamos lutar, contra quem será? (...)

Eu não tenho grande experiência, mas qualquer um, em pouquíssimo tempo no Niten pode ver que o aprendizado é muito mais profundo e transformador. (...)

Não aprendemos a lutar com espada. Aprendemos a lutar com o que temos de melhor. Usamos a espada nos Dojos, mas é o mesmo aprendizado (que não ocorre só na consciência), a mesma postura, a mesma estratégia que utilizamos em casa, na escola, no trabalho, nas ruas, na alegria e na tristeza.

Nunca fomos incentivados a levar nossas espadas na cintura para as ruas. Não pretendemos usá-las para cometer algum crime. Nós as levamos no nosso coração. O que aprendemos no Instituto é para as lutas do dia-a-dia. Para a vida. É para a vida que temos a postura de um Samurai que, embora seja um Bushi (militar) é diferente do conceito ocidental. Estamos de prontidão para desembainhar a espada para defender e atacar, imobilizar e anular nossos grandes inimigos.

Então cultivamos a inimizade? Não. Não são as pessoas as nossas inimigas, embora algumas se esforcem para que isso aconteça. Temos compaixão, somos honrados e corteses. Queremos o bem da humanidade.

Eu poderia dizer que são o egoísmo e arrogância contidos nas pessoas que nos prejudicam. Lutaremos contra eles. Eu também poderia dizer que são as intempéries do acaso que nos trazem desgraças. Lutaremos contra elas também. Poderia dizer que são as dificuldades da vida as nossas inimigas. Entretanto, de todos os adversários, meu maior oponente, aquele que os treinos me ajudam a vencer, está atrás do espelho. Nossa grande vitória é vencer a preguiça, a presunção, o medo e o conformismo em nós mesmos.

Não posso representar as idéias do Instituto Niten, não seria tão presunçoso. Posso estar errado e os treinos vão me ensinar, mas já que esse espaço é para colocar minhas impressões, esta é a minha. Não quero superar a ninguém, a não ser a mim mesmo.



Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    contact@niten.org