Ir para o Conteúdo

Newsboard


Posts from 2010    Return to all Posts


Dai Ichi Kihon

por Danilo-adm - Niten - 17-Dec-2010

comments   2 of 2

Santos - GoiâniaEsse é um katá que me fascina por sua complexidade, pelo aprimoramento que nos proporciona desde a primeira vez que o praticamos e também por sua beleza. Domo arigato gozaimashita, sensei! (Continues)

Simonassi - Vitória-ESOmedetou a essas jovens samurais. Dá para ver a energia emanando dos golpes!
E o olhar no útimo Kamae?
não lembra um pouco o ``lanius excubitor`` de Musashi sensei? (Continues)

Gashuko

por Otávio - blog - 14-Dec-2010

Hi mina san!
 
Hoje, segunda-feira, e estou aqui com o corpo dolorido, andando todo torto, mas extremamente satisfeito! Principalmente porque durante o ano de 2010 tive um freqüência bem menor nos treinos, devido ao nascimento de minha filha, no final de 2009. A partir da metade deste ano fui retomando os treinos. Termino 2010 com a sensação de retomada e de realização, coroando a retomada com a participação no Gashuko.
 
Meu Gashuko começou as 04:00 am de sábado, horario que fomos eu e o Sempai Patrick para o Aeroporto. Chegamos em São Paulo no horário, e tivemos tempo somente de colocar o Kimono e o Hakama e irmos para o treino! Kenjutsu, com direto a Keiko com o Sensei! Foi a minha primeira vez lutando com o Sensei. Claro que perdi o Keiko, mas isso na verdade significa que ganhei e muito! Um dos golpes que levei do Sensei, um Soete Kote, o qual a espada do Sensei tocou suavemente mas com uma firmeza que imobilizou meu braço... o que falar... agora é tentar entender tudo!
 
Depois do treino subimos a serra, e já na APM pudemos assistimos a um áudio-visual sobre um mestre da culinária tradicional japonesa. Um presente do Sensei, muito material para reflexão, muitas lições sobre o caminho.
 
Tivemos ainda os talentos do Niten, com uma apresentação de Opera cantada a capela que com certeza emocionou a todos! Tivemos ainda um segunda parte, só para os alunos e discípulos, com o Sensei, tudo muito bom! o que posso dizer! Uma charutada com o Sensei é sempre um prazer e uma honra! Somente quem teve a honra de participar sabe o que estou falando!
 
No domingo  o sol resolveu mostrar toda sua força! Participei de todos os treinos, apesar do sol parecer querer nos derreter! No periodo da tarde então tive um dos treinos que mais ansiava neste Gashuko, o treino de BO, o bastão longo! Para mim, que treino somente Ken e Iai, esta arma é completamente diferente, e deu para perceber que é bastante poderosa! Espero continuar no treinamento firme esta nova modalidade!
 
Voltamos para Brasilia, eu e o Sempai Patrick, chegando por volta das 22:00 do domingo, eu completamente cansado, mas com uma imensa satisfação com tudo o que aconteceu lá. Muitas não cabem num e-mail ou papel, outras não convém coloca-las aqui, o que posso dizer a respeito disso é:
 
    Vá a um Gashuko, treine forte, conviva com o Sensei, os Coordenadores, Sempais, Kohais, aprenda os Katas do Bushido, e os pratique!
     
Só assim você aproveita intensamente o que há de melhor, e cresce um pouco mais no caminho.
 
Domo arigato Sensei, pelo Keiko, pelos ensinamentos e pela convivência que pude desfrutar neste Gashuko
Domo arigato Sempai Ricardo e Sempai Patrick, por nos levar todos os conhecimentos transmitidos pelo Sensei, com garra e dedicação!
Domo arigato a todos Sempais e colegas de treino, pelo convívio alegre e descontraido durante o Gashuko, e sempre dentro dos katas do Bushido!
 
Termino desejando a todos ótimas festas e um ótimo 2011 (ano do coelho - Usagui) para todos, com muitas realizações e treinos firmes!
 
Sayonara
 
Otávio
Unidade Brasília

comments   1 of 1

Furtado - Taguatinga - DFOmedeto Senpai Otávio,

Tenho certeza que foi um ótimo gashuku porque as suas palavras deixam isso bem claro. (Continues)

Talentos do Niten no Gashuko !

por Fujita - Niten - 01-Nov-2010


 

Mina-san,

Chegou aquele momento do ano! Hora de mostrar quem você é fora do dojo, apresentando ao colegas algo que você goste de fazer. Pode ser qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo! Poesia, literatura, enologia, música, pintura, pilotagem de auto modelos, teatro (junte os colegas!), dança, enfim... de tudo! O que vale é mostrar aos colegas um pouco de você, não precisa ser uma apresentação fantástica e perfeita, nem deve. O importante é participar! Vamos treinar muito nesse fim de ano e nos divertir muito na noite do último gashuku do ano! Gambate kudasai !

No japão com o Sensei 12 - Treinamento das crianças

por Café com Sensei - Niten - 14-Oct-2010

"Okagesama, tengo la oportunidad de dar clases para el Kir Joven en la Argentina, ya van casi 2 años de esto,tambien estan Gaston Tedesco y Ariel Parachin, que ayudan. Es un gran desafio para uno mismo entrenar jovenes, los primeros dias, no sabia como hacer, despues pense, O Sensei dice que lo simple es mejor, entonces recorde como O sensei da aula y mi entrenamiento al principio, asi comenzo la forma simple,mostra y dejar hacer,con las palabras justas,ni muchas,ni tan pocas, con rectitud ya que los jovenes aprenden lo que juegan...
En Japon pude ver una clase con jovenes de edades entre 5 a 12 años, todos con bogu, sus padres invirtieron en este tipo de educacion, no en videojuegos, television o futbol, invirtieron para toda la vida, seguro tiene los mismos prblemas economicos que otros paises, pero cuando escucho hablar de que algo es muy caro, en verdad tendriamos que pensar que valor tiene, esto jovenes Japonese van usar los bogus para cambiar su vida, la de sus padres, las de sus maestros y las de sus compañeros, son el futuro,sus madres estaban mirando, asi como algunos padres tambien, los dos sensei daban clase para ellos, lucharon, se cansaron y tambien rieron.
O Sensei dijo, que en Brasil, allan el aula de kir joven, la forma mas dificil de dar.Ya que hay que buscar la manera de que los jovenes no se aburran, al mismo tiempo aprendan, respeten y puedan llevar nuevas guias para sus vidas.
Domo arigato gozaimashita Sensei por la experiencia."


(Graças a Deus tenho a oportunidade de dar aulas para o Kir Jovem na Argentina, já são quase 2 anos, também estão Gaston Tedesco e Ariel Parachin que me ajudam. É um grande desafio treinar jovens, os primeiros dias não sabia como fazer, depois pensei. O Sensei disse que o simples é melhor, então recordei como o Sensei da aula no meu treinamento no inicio, assim ele começa de uma forma simples, demonstra e nos deixa fazer, com as palavras certas, nem muitas nem tão poucas, com retidão já que os jovens aprendem pelo que julgam.
No Japão, pude ver uma aula com jovens de idades entre 5 a 12 anos, todos com Bogu*, cujos pais investiram neste tipo de educacão, não em videogames, televisão ou futebol, investiram para toda a vida, é certo que tenham os mesmos problemas econômicos que os outros paises, mas quando escuto falar de que algo é muito caro, na verdade teríamos que pensar que valor possuem, estes jovens japoneses vão usar os Bogus para mudar as suas vidas, a de seus pais, de seus mestres e de seus companheiros, são o futuro, suas mães estavam assistindo assim como alguns pais também, os do Sensei davam aula para eles, lutaram, se cansaram e também alegraram.
O Sensei disse que no Brasil, acha a aula de Kir Jovem a mais difícil de se conduzir. Já que tem que se buscar a maneira que os jovens não se enfastiem e que ao mesmo tempo aprendam, respeitem e possam levar novas orientações para as suas vidas.
Muito obrigado Sensei pela experiência.)

 

*Bogu = Equipamentos de proteção.


Eles mudam as nossas vidas

Os Samurais - History Channel - Sexta 01/10/2010

por César - SP/Guarulhos - 29-Sep-2010

Ohayo Mina San!,
Ogenki  deská?
 
Sexta feira 01/10/2010 às 21.00 Horas no Canal por assinatura History Channel, passara o documentario Os Samurais.
Mark Dacascos, ator e campeão de artes marciais, explora a história de Miyamoto Musashi, o samurai mais famoso de todos os tempos, fazendo com que este especial de duas horas seja uma viagem através da história do Japão.
Seguindo os passos de Musashi, Mark aprende tudo sobre a cultura samurai, treinando inclusive com o armamento e a sabedoria destes guerreiros japoneses. Toda a ação é vivida através de imagens computadorizadas de última geração.
 
Ocêuaní marimachitá.

Surpresa!!! Sempai Wenzel em Brasilia!!!

por Otávio - DF/Brasília - 20-Sep-2010

Konban wa Mina San,
 
Estou escrevendo este e-mail para registrar, de forma muito sucinta, que foi um grande prazer poder treinar com o Sempai Wenzel no Sábado de manhã. Foi uma visita surpresa, na qual os alunos de Taguatinga foram agraciados pela presença do Sempai.
 
O Sempai treinou Jo, Iai e Ken (Keiko), e posso dizer que foi indescritivel! os detalhes tecnicos no Iai, do Jo, e a energia do Keiko impregnaram a todos! Uma energia muito forte e boa, que somente quem bebe perto da fonte possui!!! Quem estava lá sabe o que estou falando!
 
Isso vale para sempre nos lembrarmos para irmos sempre pro treino sem expectativas, pode ser que tenhamos um treino sem "novidades", e pode ser que tenhamos um treino completamente diferente!
 
Domo Arigato Sempai Wenzel, Sempai Ricardo e Sempai Patrick, pela grata surpresa do treino neste sábado!
 
Sayonara

Tags: Visita,
comments   2 of 2

Andrade - Taguatinga-DFTambém achei uma grande surpresa, já que no dia em questão iríamos ver alguns filmes e ao invés disso, podemos aproveitar a estadia do senpai Wenzel com bastante treino e ainda levar algumas broncas do senpai Patrick.
Domo arigato Senpai Wenzel, Sempai R (Continues)

Furtado - Taguatinga-DFCom certeza foi uma grande surpresa para todos e agradeço muito, assim como o Otávio disse, indescritível. Detalhes que ficaram na memória.

Domo arigato Senpai Wenzel e Niten-DF por mais está oportunidade.
(Continues)

Yakuza 3

por Ricardo - PR/Ponta Grossa - 14-Sep-2010

"Os dois primeiros ``Yakuza`` são um drama adulto que tinha a máfia japonesa nos tempos atuais como pano de fundo.
Mas o terceiro episódio da série volta 400 anos no tempo, em plena época dos samurais. Mais precisamente, se passa em 1605, cinco anos após a batalha de Sekigahara, que definiu a sorte para quem seria o último xogum do Japão: Ieyasu Tokugawa.

Assim como nos games anteriores, o cenário é de uma cidade com vida noturna agitada, no caso, Kioto. O protagonista tem quase o mesmo nome dos antecessores: Kazumanosuke Kiryu. Mas ele também atende por Musashi Miyamoto, homônimo do mais famoso samurai da história.

Kazumanosuke é um ``bon vivant``, que adora jogos e mulheres, e vive de prestar todo tipo de serviço, mediante pagamento. Certo dia, uma garota de nome Haruka pede os préstimos do protagonista. A missão é matar o outro Musashi.

O game também traz outros personagens de nomes históricos, como Kojiro Sasaki, o eterno rival de Musashi, além de algumas figuras conhecidas dos episódios anteriores, como Majima. Atores emprestaram suas vozes e seus rostos para muito dos personagens coadjuvantes.

Novamente, a cidade tem um papel fundamental no jogo. Como os anteriores, esforços foram empregados para torná-la verossímil. Existe uma grande quantidade de estabelecimentos, como casas de jogos, bordéis e restaurantes. Tudo no estilo da era dos samurais.

Os combates ganharam mais variação, pois, além de lutar com as mãos vazias, Kazumanosuke pode usar uma ou duas espadas, além de uma lâmina gigante. Em determinadas situações, pode-se usar golpes mais brutais.

Novos movimentos são ensinados em academias de artes marciais, mas, agora, a exploração do cenário e a observação do cotidiano podem dar idéias de golpes. Por exemplo, ao ver um cachorro pegando um osso no ar, o personagem escreve um poema e adquire um novo golpe.

Além da aventura principal, a Sega pretende colocar cerca de cem histórias paralelas.``  Uol Jogos

Sentimentos

por Vasco - SP/São Paulo - 03-Sep-2010

Konichiwa,

Gostaria de transmitir meus sentimentos a respeito do Niten.
Sou aluno de SP e a cada dia que passa percebo o quanto o instituto faz bem para o espírito. A convivência com os companheiros de espada, os senpais e sensei só revigora cada vez mais a honra, lealdade,. Os ensinamentos e doutrinas do bushido que estou levando também para fora do dojo só estão me fazendo ser uma pessoa melhor.

Agradeço a todos pela amizade e ao Niten por abrir estas portas!

Arigato Gosaimashita

'O Brasil é o paraíso', diz sobrevivente da bomba

por Patrícia - SP/Campinas - 06-Aug-2010

Acordei hoje, dia 06 de agosto de 2010 e já fiz uma prece aos que se foram por causa da bomba atômica, há exatamente 65 anos atrás no Japão.

Cheguei em meu ambiente de trabalho e assim que tive acesso à internet, me deparo com essa notícia:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/08/o-brasil-e-o-paraiso-diz-sobrevivente-da-bomba-de-hiroshima.html

Realmente, temos de agradecer pelas coisas boas que nosso país tem.
De acordo com a notícia, o sr. Morita disse que ``Aqui no país é bem melhor.
Essa é a verdade. Quando saí do Japão estava doente da bomba atômica. Quando cheguei no Brasil acabou. A terra e o clima são muito bons, as pessoas, tudo. É o paraíso mesmo, aqui no Brasil``.

Como samurais, deveríamos utilizar o dia de hoje e até mesmo no gashuku para nos colocarmos no lugar das vítimas da bomba de Hiroshima e de Nagasaki.
Omoyari sempre.
E, conforme constou como post no twitter do Niten:
"Se fosse definir em poucas palavras o que é fazer o bem, eu diria que é suportar o sofrimento. #Hagakure"

Mito de Peter Pan

por Oguri - SP/São Paulo - 02-Aug-2010

Em minha tenra infância, certo dia minha mãe me levou ao cinema no centro de São Paulo, naquela época a TV era Preto e Branco e os cinemas ficavam na Av. São João e Av Ipiranga e o ônibus parava no Anhangabaú...
Assistimos ao desenho de Peter Pan, ficou em minha mente somente a batalha de Peter Pan contra o Capitão Gancho com sua Grande Espada e com o Gancho no lugar da mão, ai que medo...
por varios dias indaguei minha mãe sobre como pode Peter Pan usando um PUNHAL vencer o Capitão Gancho com ESPADA e GANCHO!!!, e a resposta era simplesmente ``CORAGEM``

Lembrei me desta passagem após um Shiai contra o Sempai Fujita empunhando somente a Kodachi, nesta oportunidade pude realmente sentir como o Ki (coragem) do Fujita minou a vantagem do tamanho de minha Shinai.

Em nossa vida, na maioria das vezes procuramos nos armar até os dentes antes do combate, tudo bem, mas temos que saber que, o que realmente vai fazer a diferença é o KI.

Domo Arigato

Aula de ginastica com tecnicas samurais

por Pinheiro - AM/ - 12-Jul-2010

Konbanwa,
Gostaria de compartilhar uma reportagem que vi nesta ultima sexta-feira, dia 09/07, no Jornal Nacional sobre uma aula de ginastica utilizando a katana, ministrada no Japão.
E gostaria tambem de uma opiniao dos sempais e espero que do sensei tambem, assim como, claro, de todos do instituto.
Aqui esta o link da repostagem:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/gordura-e-combatida-com-golpes-de-samurai-no-japao.html
 
Sayounara,
 

Tags: Imprensa,
comments   1 of 1

Brenda - São PauloO Sensei Comentou sobre o Vídeo no Café de Hoje:
Katana Emagrece
https://niten.org.br/cafecomsensei/2010/07jul/katana-emagrece (Continues)

100 anos de Kurosawa

por Brenda-Adm - Niten - 06-Jul-2010

Konichiwa""
Hoje Resolvi falar de Cinema.
Por que descobri que esse ano Comemora-se o centenário de Akira Kurosawa.
Kurosawa dedicou sua carreira como diretor, Lançou vários Filmes com a temática Samurai.
Filmes que muitas vezes são comentados  pelo Sensei nos Momentos de Ouro.

Kurosawa Ganhou os maiores prêmios do mundo:
- a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar de Hollywood.
Nasceu no dia 23 de Março de 1910, em Tóquio. Faleceu no dia 6 de Setembro de 1998,consagrado como um dos maiores artistas do cinema.

O filme japonês Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, é o primeiro lugar da mais recente lista da revista Empire
Com os melhores filmes que não vieram de Hollywood,
Que não são falados em língua inglesa. A Lista tem no total, 100 selecionados.
Veja a Lista

Que tal celebrar os 100 Anos de Kurosawa Assistindo: Os Sete Samurais de 1954, Ran de 1985 ou Sanjuro de 1962.

 


Akira Kurosawa

Tags: Cinema,
comments   3 of 3

Alejandro Donoso - Santiago de ChileOnegai shimassu.. ``Siete Samurais`` de A. Kurosawa es sin duda una de las más grandes peliculas del género chambara. Es parte de mi colección particular de películas de samurais. Quisiera nombrar también, por sobresalientes, las clásicas ``Rashomon``, `` (Continues)

oguri - sao paulotempos de férias, sair da rotina, viajar...
grande oportunidade para relaxar e refletir...

minha forte recomendação de Kurossawa:
``Derzu Uzala``

Se voce vai ao gashuko de inverno, não deixe de assistir. (Continues)

Wenzel - São Paulo``Derzu Uzala`` , filme de outro tempo e adiante de seu tempo.
Nada como rever no ano do Tigre.
(Continues)

Karate Kid está de Volta!

por Niten - Niten - 06-Jul-2010

Quem não se lembra do Clássico Filme karatê kid ?
Mesmo para quem não é da sua época deve ter visto em alguma "Sessão da Tarde".
Para todos que gostavam da relação de respeito e amizade do Daniel San e o seu Sensei Miyagi
Está para estrear um remake do filme

O filme original foi estrelado por Ralph Macchio (Daniel San) e Pat Morita (Sr. Miyagi)
A refilmagem conta com a presença de Jack Chan, como Mr. Han, e Jaden Smith (filho de Will Smith) como Dre.

E conta a estória de uma mãe solteira que é obrigada a ir trabalhar na China e, com isso, leva seu filho junto.
O Garotinho encontra dificuldade de adaptação, comunicação e preconceitos.
Ao conhecer Mr. Han ele passa a tomar aulas de karatê.

“The Karate Kid”  Estreia já já no Brasil - 16 de Julho de 2010. 
Não dá pra perder!
 

Tags: Cinema,
comments   4 of 4

Hsu - São Paulo-SPOhaio, Há várias explicações para o título do filme, dou mais uma. No primeiro trailer do filme, Dre Parker (Jaden Smith, ótimo no papel) apanha do garoto chinês que, em tom de deboche, o chama de Karate-Kid. Como curiosidade cito o fato que Jaden treina (Continues)

Adeval - JandiraKonnichiwá, Tony e Daniel.
gosto bastante do filme karatê kid e de como foi abordada a filosofia marcial, que acredito ter inspirado uma geração.
Confesso que esperava que filme fosse se chamar Kung-fu kid, mas fazer o que...
também sou fã do Jackie C (Continues)

Daniel Wolf - SPOlá Tony,
o filme ``Karate Kid`` (original) é muito significativo e marcante para toda uma geração,
a minha inclusive!
Todos os clichés do mestre de arte marcial e do aprendizado da arte marcial e do Caminho estão lá!
Mas confesso, que acho que os cli (Continues)

Tony - São PauloLegal o Filme, só não entendo porque chamar de ``karate`` kid, se o lance é kung fu. Acho que só vem a confundir quem não conhece as culturas orientais. Abraços! (Continues)

Confúcio

por Brenda - Niten - 06-Jul-2010

Um filme que tem tudo à ver com o Niten e o Caminho do Guerreiro, está para estreiar.
O longa biográfico sobre o mais célebre filósofo e educador da China Antiga, Confúcio.

Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político.
O confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Confúcio é  Constantemente Citado pelo Sensei nos Cafés e Momentos de Ouro

Conhece-se muito pouco da sua vida. O Longa promete contar o mais fielmente a história de Confúcio.

O filme Estreou na china em 22 de Janeiro e ainda não tem um distribuidor.
Portanto não há data de estréia prevista no Brasil, Quem conseguir um DVD avisa a gente aqui no Blog pra  assistirmos também.
mas enquanto esperamos podemos ficar com o trailer que exibe uma grande produção e qualidade.
 

Tags: Cinema, Confucio,

O Iai e o Mundo

por Anciães - RJ/Tijuca - 05-Jul-2010

"No dojo do mundo, em sua luta íntima pelo crescimento espiritual, todos os dias o guerreiro utiliza os conceitos do Iai.
O Nukitsuke (desembainhar) é a capacidade de reconhecer no seu interior uma fraqueza, seja numa reação negativa a um estímulo exterior, seja na necessidade de atuar ativamente na solução de alguma questão que se apresente - e, reconhecendo-a, prontamente reagir consigo próprio, na medida e da forma adequadas, com energia e naturalidade.
O Kiritsuke (corte) é o prosseguimento de sua reação interna, anulando qualquer outra ameaça que se apresente no seu equilíbrio e no seu coração após o Nukitsuke.
Vem então o Tiburi (limpar), onde se saneia a Katana do auto-burilamento, deixando escorrer qualquer resquício de desequilíbrio interior.
E finalmente o Noto (embainhar), onde se retorna à postura inicial de paz consigo próprio e com o mundo, mas com um inimigo a menos a nos enfraquecer a vontade e a tranquilidade perante os desafios da vida.
O verdadeiro samurai sabe que seu maior inimigo são suas próprias imperfeições, e deve estar pronto para enfrentá-las a cada segundo de sua vida, através do treino constante e da real dedicação ao caminho."

Contribuição enviada pelo aluno Anciães do Iaijutsu, Tijuca, Rio de Janeiro

Tags: Iaijutsu,
comments   2 of 2

omar - Rio de janeiroShitsureishmassu!
nesse conceito do Iai, está presente também o Espírito Livre, sem medo e sabendo que jamais será superado se realmente estiver livre! Limpo e cristalino como a água que corre nas montanhas da vida...
Arigatou Gozaimassu!
Omar - Unidad (Continues)

Ferreira - SSA - Lauro de Freitas - BAShitsurei shimassu Sempai,
gostei de sua colocação sobre as fases do Iai x a vida. Pensei profundamente sobre suas palavras e compartilho de seu ponto de vista.
``nós somos nossos maiores inimigos`` sábias palavras Sempai.
Domo arigatô gozaimashitá
Fe (Continues)

Arigato Gozaimashita!

por Adm - Niten - 17-Jun-2010

Em cada treino, a cada troca de dupla, a cada final de exercício no Niten, agradecemos ao colega: uma reverência, e as palavras "Arigato Gozaimashitá!"
Treinamos o Arigato Gozaimashitá inúmeras vezes. Na cerimônia final do treino: Arigato Gozaimashitá, ao Sensei, aos senpais, aos colegas.
Treinamos não somente as técnicas da espada, como também o sentimento de gratidão, o GIRI, virtude do Samurai, ontem e hoje!
Este post no Blog dos alunos é dedicado ao sentimento de gratidão.
Domo Arigato Gozaimshitá.

Tags: Treino,
comments   1 of 1

Caputti - CampinasConhecer o Niten e o caminho da espada foi uma honra e uma felicidade para mim pois este encontro me proporcionou a oportunidade de buscar o equilibrio interno e externo, ha tanto tempo perdido em minha vida.
Aprender a dar o valor correto à cada uma das (Continues)

Monja Coen no Niten Rio de Janeiro

por Wenzel - RJ/Rio de Janeiro - 12-Jun-2010

Mina San,
Após a palestra no Rio no sábado 12/6 a Monja Coen retornou bem a São Paulo.
Acompanhei-a hoje no início da noite de domingo de volta até o Templo no Pacaembú, São Paulo.
Tivemos uma ótima viagem !
Sayounará!
Wenzel
NitenRio

Tags: Zen,
comments   5 of 6

Kenzo - Rio de JaneiroEsta foi a primeira vez que tive a oportunidade de presenciar uma palestra de Coen Sensei, e foi muito gratificante. Mesmo apenas ouvindo suas palavras nos vídeos de outras palestras, já sentia uma energia grande e estimulante. Pessoalmente, esta força em (Continues)

De Palma - Rio de JaneiroApreciei muito a palestra da Monja Coen, foi um treino, um momento especial que tratei de lembrá-lo no almoço de hoje, domingo, com a minha família.

Para mim foi marcante os comentários da Monja Coen sobre as questões da educação e formação da moral e (Continues)

Luciana - Rio de JaneiroKonbanwa Mina San,
Foi a primeira vez que presenciei uma palestra da Sensei Coen e foi realmente muito enriquecedor.
Gostei muito do que ela falou a respeito da integração de todas as coisas, o quanto fazemos parte de uma totalidade que não cessa em s (Continues)

Krysamon - Rio de JaneiroBusca e Prática com Sensei Coen no Rio de Janeiro

Neste sábado dia 12 de junho, como aluno da unidade Rio de Janeiro do Niten ganhei um presente, uma palestra com a Monja Coen.

Pessoalmente não tinha tido antes a oportunidade de conhecer a Coen Sens (Continues)

Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroSempai Wenzel,
Agradeço a oportunidade da visita da Monja Coen que o Instituto Niten propiciou para todos os alunos e interessados do Rio de Janeiro. Acredito que as informações passadas são valiosas para superação dos desafios da vida.
Ótima semana par (Continues)

More Comments

Herdeiros dos Samurais - Matéria Jornal em Manaus

por Pinheiro - AM/Manaus - 30-May-2010

Konbanwa mina-San,
Gostaria de dividir esta reportagem que foi feita na quarta-feira dia 26/05 e saio no jornal local dia 30/05, sobre a prática samurai aqui em Manaus. Onegaishimassu relevem os erros que tem na reportagem, nós explicamos tudo, mas sabem como são na edição final.
 
Arigato Gozaimashita a todos,
Pinheiro


clique para ver ampliada

Tags: Jornal,
comments   3 of 3

manuel gladston - manaus-Amé uma honra ter em nossa cidade uma filial
deste instituto,e sustentar a bandeira
dos samurais. (Continues)

Helano - TeresinaOmedetoo aos samurais de Manaus, por segurarem firme o estandarte do Instituto Niten em plena amazônia! (Continues)

Luciana - Rio de JaneiroGostei da reportagem, Niten Manaus marcando presença! Omedeto! (Continues)

Olhos e ouvidos para perceber coisas belas

por Oguri - SP/São Paulo - 20-May-2010

Pensamento de um filosofo brasileiro que compartilho com os irmãos da espada.

Os olhos são feitos para ver; os ouvidos para ouvir.

No decorrer da passagem as experiências se acumulam.

Que os olhos comecem a reconhecer o que é bom de ser visto; e os ouvidos aprendam, no decorrer da passagem pela experiência, a selecionar o que deve ser ouvido e o que não deve ser ouvido.

No final da evolução, para que a sujeira não estrague tão belos olhos que já sabem ver tão belas visões, os olhos só se abrem para ver as coisas mais belas...

Domo Arigato
Oguri

comments   2 of 2

Oguri - São Paulo/SPEste fragmento é de autoria do:
Dr. Celso Charuri
Oguri (Continues)

Brenda - São Paulo. (Continues)

Filosofia das Virtudes

por Luciana Lebel - RJ/Rio de Janeiro - 20-May-2010

Perspectivas de Platão e o Bushido

Konichiwa, mina san!

No Niten também temos contato com a filosofia das artes marciais. Abaixo deixo um artigo para vocês onde fiz uma relação entre a filosofia grega de Platão e o bushido. Será que existe algo em comum? Bom, acredito que encontrei algumas semelhanças, confiram!

“Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo”
 Platão

Através da leituras sobre Platão, podemos perceber a existência de uma ligação interessante entre seu entendimento sobre a virtude e as virtudes do código de conduta do Bushido. O que praticamos
e de certo modo buscamos intuitivamente no Instituto Niten, a honra, a coragem, a sabedoria, etc,já foram foco de estudo do filósofo grego ateniense em (370/380 a.C).

Platão como um filósofo de sua época valorizava muito o aperfeiçoamento do homem, entretanto algo se perdeu no meio de caminho na passagem dos tempos. Talvez no oriente tenham conseguido
manter as virtudes como uma prática na educação cotidiana, na transmissão intuitiva, enquanto o ocidente distorceu e perdeu o contato com esta essência.

Esses conceitos andam adormecidos no Ocidente, por isso é possível compreender como o Bushido desperta e inspira à tantos ocidentais nos dias atuais. Este texto é a tentativa de unir a intuição e
experiência ao pensamento racional, abrindo o baú de um passado ocidental virtuoso esquecido.

Espero que gostem!
Sayounara!
Luciana

Tags: Bushido,
comments   3 of 3

Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroKonbanwa Luciana,
Relendo seu artigo recentemente fiquei encantado com a relação da filosofia antiga de Platão com a nossa tradição Samurai.

Vivenciando nossa arte conseguimos enxergar uma luz na `caverna` e com isso ficamos mais preparados para os de (Continues)

Luciana - Rio de Janeirokonichiwa, Pinheiro!
Vc resumiu muito bem!Realmente é incrível a mesma busca em diferentes lugares e tempos e como o perigo de sermos corrompidos está sempre presente. Essa é a grande luta diária dos guerreiros.
Quando pensamos na idéia atual de progre (Continues)

Pinheiro - ManausRealmente é incrível ver que, mesmo em lados separados do globo, encontramos os mesmos sentimentos de justiça, sinceridade e principalmente humildade.
Isso mostra que essas virtudes, a busca do certo e do perfeito está adormecido dentro da raça humana co (Continues)



Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    [email protected]