Ir para o Conteúdo

Newsboard


Posts from 2010 / March    Return to all Posts

Sonkyo

por Oguri - Niten São Paulo - - 31-Mar-2010

2ª feira com chuva em Sampa, no salão da Ana Rosa acontecia uma festa, nosso treino foi transferido para uma sala pequena no 2º andar, o treino já havia começado. Observo o Dojo e percebo um Sempai que não conheço, me chama a atenção a sua postura e execução do “Sonkyo” , sinto sua tranqüilidade e ao mesmo tempo a firmeza de uma fortaleza inabalável. Desde meu primeiro dia no Niten tenho buscado aprimorar o meu “Sonkyo”, no começo o objetivo era executar sem cair, nos últimos meses tenho treinado a execução do “Sonkyo” todos os dias (10 repetições logo ao acordar), mas apesar do melhor equilíbrio, a postura não está boa e o movimento não é harmonioso. Chega o Narabe e não houve a possibilidade de treinar com este “NOVO” Sempai, momentos de Ouro e o Sensei apresenta o Sempai Joel e sua historia e feitos no Niten. Termina o treino e Sempai Joel vai humilde e discretamente abordando e conversando com os alunos, vejo minha chance: -Sempai onegaishimassu, qual o segredo para executar o “Sonkyo”? O Sempai Joel prontamente levantou um pouco seu Hakama e me mostrou a posição dos pés e executou o movimento, tento fazer igual mas me desequilibro um pouco, Sempai Joel me levar para junto da parede e me orienta à apoiar uma mão de leve na parede para treinar o movimento e manter a postura correta e termina dizendo para treinar todos os dias 10 repetições para fortalecer a musculatura. Conversamos um pouco mais e sinto a energia em suas palavras. A grande lição que aprendi no contato com o Sempai Joel foi a sua Humildade e Compaixão para com os “colegas”. Esta dia sempre lembrarei como o dia em que Sempai Joel me ensinou a começar a lutar. Domo Arigato

comments   4 of 4

Texieira - Rio de Janeiro - Oguri,
Continue treinando que o seu Sonkyo melhorará, a sua luta ficará cada vez melhor e principalmente que o seu espírito será imbatível.
Teixeira - RJ (Continues)

Furtado - Brasília - Omedeto pelo post Oguri-san. Achei suas palavras muito interessante.
O sonkyo é tão importante que com certeza define um combate! Antes mesmo de ter comaçado. (Continues)

Mathias - São Paulo - Assim como o Ogure-san falou, o senpai Joel é um grande exemplo a ser seguido. Tive a oportunidade de conhece-lo no gashuku de Ribeirão Preto em 2008 e até hoje guardo com carinho suas palavras e conselhos.

Ogure-san, espero que as palavras dele ajudem (Continues)

Clarindo - Palmas - Desde o início vi que o sonkyo era utilizado antes do combate, mas não entendia muito o porquê realizá-lo, a não ser pelo fato de apresentar armas, mas quando li nesse poste sobre o Sempai Joel e sua postura Firme e tranqüila acabei por lembrar como os se (Continues)

Vídeos novos site

por Kendi - Niten Adm - - 16-Mar-2010

Konichiwa Minasan! estrearam 2 videos no site do Niten. O Caminho da Naturalidade Apresentando os pais do Kir Jovem São Paulo que receberam o projeto de braços abertos e gentilmente abriram as portas de suas casas. Fico muito feliz de termos finalizado esse vídeo, pois o treino que mais gosto de ver é o das crianças, a presença deles no dojô é incrível, eu me contagio com seus sorrisos, simplicidade, união e honestidade nos treinos Cada visita foi especial, nos intervalos das gravações pude conhecer um pouco da familia, compartilhar um chá, conversar e até jogar futebol com um deles! Agradeço ao tempo que nos doaram, pois todos tem uma agenda lotada, e conseguimos consilhar o tempo de cada um dos pais que gentilmente cederam seu tempo para a produção do vídeo Escolhemos imagens e trilha sonora que representasse o espírito KIR Jovem nos treinos. Espero que os pais gostem! Seria muito legal esse vídeo ficar guardado para que mais na frente essas crianças possam ver o quanto seus pais as amavam e se preocupavam com seu futuro. GNT visita Niten Aproveitando a visita da equipe GNT Alternativa Saúde realizamos uma entrevista com a apresentadora Cynthia Howllet e com a diretora Fernanda Novaes, onde foi apresentado a visão de uma inicante nos treinos de Jojutsu (Cynthia), veja as declarações com imagens de bastidores e do programa Alternativa Saúde que foi ao ar em Fevereiro de 2010.

Kote, Men e Do fora do Dojo

por Ricardo - Niten Ponta Grossa - - 15-Mar-2010

Umas semanas atrás, eu estava dando uma organizada na caixa de entrada do meu e-mail, foi como abrir um baú que eu não abria a anos, e lá no final, descobri os e-mails dos meus primeiros contatos com o Instituto Niten em 2006. Foi bem interessante reler eles agora, tanto tempo depois, uma oportunidade de relembrar o tempo de espera, enquanto eu "batia na porta do templo". Várias vezes Senpai Guimarães já me falou sobre voltar ao início, se perguntar o que a gente queria quando chegamos no Dojo, quando finalmente a porta desse templo se abriu o que nos atraiu para lá. Achar esses e-mails antigos foi literalmente essa experiência de retorno e até de renovação, pois hoje eu vejo que agora eu busco muito mais, o que eu conhecia do Niten era só um tijolinho do início de uma estrada, agora como aluno, eu vejo um pouco mais além do primeiro tijolinho, mas isso só faz crescer ainda mais a vontade de continuar seguindo o Caminho e descobrir tudo de bom que ele tem para mim. E só nesse começo de ano já teve muitas coisas boas, dentre elas, a palestra sobre as Dificuldades no Caminho que foi ótima. Mais uma vez a Coen Sensei me ajudando a distância com suas palavras, e dessa vez, dentre tantas coisas importantes, uma frase me chamou a atenção: "A prática do Caminho, está em tudo que nós possamos fazer." No Niten, desde o início, fica claro para a gente que tudo que nos é passado nos treinos, principalmente nos Momentos de Ouro, transcende para a vida, sai para fora do Dojo, ou melhor, faz como se todos os lugares se tornem um Dojo, onde podemos praticar o que aprendemos nos treinos, e essa frase da Sensei confirma exatamente isso, apesar das dificuldades no Caminho, sempre há uma oportunidade para praticar em tudo o que fazemos. Eu acho até que a luta em si, o combate, é mais uma, dentre tantas manifestações práticas que podemos ter da filosofia que nos é ensinada. Kote, Men e Do, podemos levar e acertar muitas vezes no dia-a-dia.

comments   2 of 2

Ferreira SSA/BA - Lauro de Freitas - Shitsurei shimassu Ricardo, sempais e mina san
Omedeto a todos que contribuem com mais esse canal de interação e aprendizado.
Minha contribuição é:
Dentro do Niten Eu renasci para a vida - Katsujinken (Continues)

Gustavo - Ponta Grossa - Meus parabéns pelas palavras e pelo post. (Continues)

Entrevista com Diretor de Manga da Conrad - Marcelo Salles

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

A Redação Niten entrevistou Marcelo Salles, editor da linha de Mangá da Editora Conrad, que falou de Vagabond e das novidades da editora.


Como é apostar em séries de mangá com a temática dos samurais? O sucesso é garantido?
Então, garantido, garantido, não é. Mas é um nicho que é bem forte, que sempre tem uma venda boa e a Conrad tem tido muito sucesso sim com a publicação de títulos para esse público, com essa temática.

Vagabond é um dos mangás de maior sucesso aqui no Brasil, assim como no mundo inteiro. Qual o diferencial desta série?
O diferencial acho que está na arte, né, na arte do Takehiko Inoue que todo mundo elogia muito. É aquela arte ultra-realista. E a história também, ele conseguiu pegar a história do Musashi, colocar o ponto de vista dele e criar uma história interessante, uma história pessoal mas que ao mesmo tempo é universal. Acho que é por ai o diferencial do Vagabond.

Blade: A lâmina do Imortal é tida como uma série que deu uma nova cara aos mangás sobre samurais. Como se caracteriza essa mudança?
Quando eu cheguei, Blade já era publicado. Eu não cheguei a editar Blade, mas eu li. Vou dizer assim por cima porque eu não tenho um conhecimento mais a fundo do Blade. Mas acho que o Blade rompia com essa coisa da tradição nas histórias de samurai e tentava deixar aquele universo mais 'punk', trazer essa coisa não-tradicional para a história. Então isso que acho que deu uma revigorada nesse tipo histórias de samurai. Foi bem original, foi bem elogiado e bem recebido por causa disso.

Comparações da série Yuki – Vingança na Neve o filme Kill Bill são muito frequentes. Quais são os pontos em comum dessas obras?
Falando assim é meio difícil, deixa eu ver... com certeza a violência né, a violência está presente nos dois. O Yuki tem essa coisa da mulher que vai atrás de vingança, e isso com certeza é um ponto de contato com Kill Bill. E tem a estética, que talvez tenha inspirado muito o jeitão da história. Não vou ter como influência direta, mas eu acho que a história da mulher em busca de vingança é o tema recorrente nas duas.

A relação com uma obra consagrada ajuda na divulgação da série?
Ajuda. Ajuda porque muitas vezes os jornais trazem uma matéria e eles gostam desse tipo de coisa. Jornais, revistas gostam de fazer essas associações, então ajuda. Pra gente ajuda. Mas para os fãs não sei se vai mudar muito.

Qual o público atingido por essas publicações? Varia bastante em cada uma delas?
Então, o público varia sim, mas ele está naquela faixa de principalmente homem, adolescente vai ... seria mais ou menos dos 12 aos 25. O Vagabond é o que atrai mais adultos também, por ser uma história mais elaborada, ter uma arte mais refinada. O Yuki também é um mangá mais adulto mas foi o que vendeu menos dos dois. O Blade talvez atraia mais um pessoal um pouco mais jovem.

Quem lê essas obras acaba aprendendo e desenvolvendo interesse em conhecer a história e cultura japonesa?
Ah sim, com certeza, disso eu não tenho dúvida. O Vagabond principalmente né, várias pessoas vão querer ler Musashi (o livro), vão se interessar por descobrir mais esse universo. Às vezes pode rolar o efeito contrário também né, quem se interessa pela cultura acaba chegando no mangá do Vagabond. É algo que pode ocorrer.

Há previsões de mais algum mangá de samurais que será lançado pela Conrad?
Então, a Conrad agora está passando por uma mudança, a gente foi comprado pela IBEP, semana que vem a gente está de mudança para a nova sede. E isso vai mudar muita coisa, vai ter injeção de capital, dinheiro, a gente vai publicar mais títulos, com certeza vamos publicar títulos de samurai. Ainda não posso adiantar qual, porque a gente ainda está refazendo o nosso cronograma, mas com certeza vai entrar.

Tags: MangaAnime,

Alunos - Bate-papo com Breno do Niten Rio

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

O aluno Breno Greja de Freitas (16), que começou no Niten por causa de animes como 'Samurai X' e 'Shaman King', é um bom exemplo de praticante do Kobudo influenciado pelo universo dos animes e games. A vontade de treinar partiu do desejo de se parecer com os personagens que via na TV.

“Como todo fanático por anime, a gente quer parecer com os personagens. Então eu comecei a me interessar, me espelhar neles”, disse Breno.

Ao longo de 4 anos de treino, Breno notou grandes diferenças entre o que assiste nos animes e o que vive no dia-a-dia dos treinos: “O que é passado no anime é mais a energia dos samurais e tal. Mas depois que eu entrei no Niten eu conheci a verdadeira tradição dos samurais, as técnicas, várias outras coisas.”

Mesmo ainda sendo aficcionado por animes, Breno comentou que precisou parar de assistí-los por um tempo, e indica os animes apenas como forma de diversão, não como algo em que a pessoa deva se aprofundar seriamente.

“Se a pessoa quiser arranjar algo pra passar o tempo, claro. Mas não tentar imitar os animes e mangás, pois é totalmente diferente. Tive que parar por um tempo pois estava começando a fazer algumas coisas muito estranhas na luta.”

Além dos animes, Breno ainda revelou outro hobby: os videogames. Clássicos como Samurai Shodown e novidades como Kengo fazem parte da lista dos jogos preferidos do aluno.

“Todo jogo de videogame que tinha samurai eu comprava”, comentou.

Tags: MangaAnime,

Bushido Blade

por Redação - blog - 09-Mar-2010


Bushido Blade e Bushido Blade 2 são jogos de luta em 3D lançados para Playstation. O enredo se desenvolve em uma ilha perto das montanhas do sul do Japão, em um período desconhecido. A região é habitada por um dojo de 500 anos chamado Meikyokan e por um clã assassino conhecido como Kage.
As batalhas acontecem em cima desta trama, e os guerreiros, habilidosos com a espada, podem correr, saltar e aplicar golpes especiais dentro dos grandes cenários existentes no jogo.

Tags: Games,

Code of the Samurai

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Code of the Samurai é um jogo de ação/aventura em terceira pessoa para Playstation 2. O jogador controla membros do Shinsengumi como Souji Okita e Hajime Saitou. As batalhas se passam em ambientes históricos do Japão feudal e possuem várias armas e técnicas de combate que agradam os fãs de games do gênero. Um dos destaques do jogo é o design de personagens feito por Nobuhiro Watsuki, criador do mangá/anime Rurouni Kenshin.

Tags: Games,

Final Fight e Street Fighter Alpha

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Sodom é um personagem de videogame presente nas séries da Capcom Final Fight e Street Fighter Alpha. Em Final Fight, aparecia como um dos líderes da gangue Mad Gear. Derrotado, reaparece em Street Fighter Zero tentando encontrar membros para formar um novo grupo.
Apesar de ser americano, Sodom é obcecado por cultura japonesa. Em combate, usa geta (sandálias japonesas), kotes (luvas de bogu – armadura samurai), calças jeans azuis, armadura e um kabuto samurai com uma máscara. Suas armas sempre são um par de jitte ou katana, sendo um dos únicos personagens de Street Fighter que utiliza armas.

Tags: Games,

Kengo

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Kengo é considerado o sucessor de Bushido Blade e possui três volumes para Playstation 2 – Kengo: Master of Bushido, Kengo 2: Lagcy of the Blade e Kengo 3 – além de uma versão para Xbox 360, chamada Kengo: The legend of the 9.
Segue a mesma linha de Bushido Blade, com apenas algumas alterações devido à maior capacidade do Playst

Tags: Games,

Onimusha

por Redação - Niten - 09-Mar-2010


Onimusha é uma série de ação a aventura produzida pela Capcom para Playstation 2. Possui gráficos excelentes e uma história bem elaborada, sendo um dos grandes nomes em games de samurai. O universo do jogo é composto por elementos sobrenaturais e características típicas da cultura e história do Japão, incluindo figuras reais como Nobunaga Oda. Desde 2000, foram produzidos 4 jogos para a série além de um jogo extra que não segue a história.

Tags: Games,

Samurai Shodown

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Clássico da luta nos videogames, Samurai Shodown foi inicialmente desenvolvido para Neo Geo mas foi exportado para diversas outras plataformas ao longo dos anos, possuindo várias versões para Super Nintendo, Playstation, Playstation 2 e Xbox, entre outros consoles.
O jogo se passa no século XVIII e todas as personagens usam espadas e outras armas com lâmina. Como não poderia deixar de ser, os trajes dos lutadores e as trilhas sonoras são baseadas no Japão desse período, criando um excelente ambiente de jogo. O enredo envolve o protagonista Haohmaru e uma série de outras personagens e vilões, o que torna a história do jogo bastante longa rica em detalhes.

Tags: Games,

Samurai Warriors

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Samurai Warriors (Sengoku Musou) é uma série de jogos baseada no Sengoku, um dos períodos mais conturbados da história do Japão devido às constantes guerras. Além das versões lançadas para Playstation 2 e Xbox, ainda há uma versão portátil deste jogo chamada Samurai Warriors: State Of War, desenvolvida para PSP. O jogador está no papel de um único oficial em guerra tendo de se defender dos soldados adversários e por fim derrotar o comandante inimigo. Para isso, dispõe de diversas armas e golpes especiais, que aumentam de poder de acordo com o nível alcançado pelo personagem.

Tags: Games,

Samurai Western

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Samurai Western é um jogo de Playstation 2 lançado em 2005. Ao contrário da maioria dos games de samurai, onde o cenário é o Japão da Era Tokugawa, Samurai Western se passa no Velho Oeste dos Estados Unidos, em um lugar conhecido como 'Wild West' (Oeste Selvagem). O jogador controla o samurai Gojiro Kiryu, que chega aos Estados Unidos para encontrar e matar seu irmão Rando.
O jogo se divide em fases e o objetivo em cada uma é derrotar todos os inimigos que aparecem pela frente. Há dezenas de espadas disponíveis no jogo, cada uma delas com seus golpes especiais. Porém, a mais impressionante habilidade de Gojiro é desviar das balas das armas de fogo e até mesmo rebatê-las com a espada.
No modo de dois jogadores, o segundo jogador controla Ralph, um pistoleiro. Ele utiliza uma arma de fogo que permite ataques de longo alcance, mas não tem a habilidade de desviar e rebater balas.

Tags: Games,

Shinobi

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Shinobi é um jogo lançado em 1987 para fliperamas e pouco tempo depois transportado para outras plataformas, como Master System e Mega Drive. O game possui diversas versões e continuações, incluindo uma mais recente, para PS2. Mas o auge do sucesso foi mesmo nos anos 90.
A história é centrada no ninja Joe Musashi, que luta contra os planos do demônio Zeed. É um jogo de luta em plataforma, ou seja, o jogador segue derrotando inimigos e superando obstáculos até chegar ao chefe de cada fase. Além do sobrenome do protagonista, o jogo possui outras relações com o universo samurai. Um dos chefes de uma das versões é um samurai chamado Blue Lobster e um outro usa uma naginata como arma. Além disso, muitos dos inimigos durantes as fases também são samurais.

Tags: Games,

The Last Blade

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

The Last Blade é uma série de jogos de luta 2D criada pela SNK, originalmente para Neo Geo System. Depois, ainda foi adaptado para outras plataformas, como Playstation, Playstation 2 e Sega Dreamcast. O jogo se passa durante o Xogunato Tokugawa e incorpora vários elementos da mitologia japonesa. Os personagens são samurais com trajes e armas características. The Last Blade é considerada uma das melhores séries de luta da SNK, ao lado de The King of Fighters, Samurai Shodown e Fatal Fury.

Tags: Games,

Way of the Samurai

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Way of the Samurai é um jogo de ação/aventura para Playstation 2 lançado em 2002. As continuações, Way of the Samurai 2 (PS2) e Way of the Samurai 3 (PS3, Xbox 360), foram lançadas, respectivamente, em 2004 e 2008. Ainda há uma versão para o portátil PSP.
O maior destaque do jogo é o fato de as decisões do jogador terem o poder de mudar o rumo da história, ou seja, você pode fazer seu personagem trilhar diversos caminhos de acordo com sua vontade. Além disso, o game tem o foco bastante concentrado nos combates. É uma grande variedade de espadas e armas disponíveis, que vão sendo habilitadas à medida em que se avança no jogo.

Tags: Games,
comments   2 of 2

Redação - NitenArigato Gozaimashita, Daniel.
Incluímos novos games na nossa lista, entre eles Way of the Samurai, Code of the Samurai e Samurai Western.

Esperamos que goste!

Acrescentamos novos jogos em nossa lista, incluindo os games citados pelo Daniel na contr (Continues)

Daniel Cerveira Sallenave - Porto AlegreEm se tratando de jogos de samurais, existem 4 jogos que simplesmente não podem deixar de integrar uma coleção: Way of the Samurai I e II (ambos da Aruze, para Playstation2), Samurai Western (da mesma produtora de Way of the Samurai) e Code of the Samurai (Continues)

Shugurui

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

O título Shigurui significa "desespero para matar" e faz referência a trecho do livro Hagakure (1716), do samurai Yamamoto Tsunetomo.
O anime, realizado pelo estúdio Madhouse, tem roteiro de Seishi Minakami e direção de Hirotsugu Hamazaki, é baseado em mangá escrito e ilustrado por Takayuki Yamaguchi e composto de 12 episódios.
A história se passa em 1629, quando Fujiki Gennosuke, que não possui um braço e Irako Seigen que é cego, se enfrentarão em duelo num torneio de vida ou morte. A partir daí, a narrativa vai para o passado, quando ambos treinavam no mesmo dojo, revelando uma rivalidade que surgiu num passado sombrio, regado a disputas, traições e sangue, muito sangue. Shigurui ficou bastante conhecido por suas cenas fortes, mas também por sua narrativa inventiva, não-linear e sua arte competente, de encher os olhos.
(Anime indicado por Lucas S. Costa)

Tags: MangaAnime,

Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto é uma série de anime de Ryosuke Takahashi, produzida pelo estúdio Sunrise. A história se passa no período Bakumatsu, os anos finais do Xogunato Tokugawa. Akizuki Youjirou, um mercenário misterioso conhecido como 'Eien no Shikaku' (Assassino Eterno), tem a missão de destruir o 'Hasha no Kubi' (Cabeça do Conquistador), um poderoso item que dizem dar ao seu usuário poder suficiente para controlar um país inteiro. Durante sua jornada, Youjirou encontra uma trupe teatral que busca vingar a morte da família de sua líder. Buscando descobrir algo sobre o 'Hasha no Kubi', o mercenário acaba se juntando ao grupo.

Tags: MangaAnime,

Bamboo Blade

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Bamboo Blade é uma série de mangá criada por Masahiro Totsuka que foi adaptada para anime recentemente. Conta a história de Ishida Toraji, um azarado instrutor de Kendo. É desafiado pelo seu sensei para uma competição entre suas alunas, valendo um ano de sushi grátis. A aposta inspira Toraji a recrutar e treinar um grupo de cinco garotas. É então que encontra Kawazoe Tamaki, uma talentosa jovem praticante de kendo.

Tags: MangaAnime,

Blade: A Lâmina do Imortal

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Blade: A Lâmina do Imortal é um mangá criado por Hiroaki Samura e estreou como anime no Japão em 2008.
Durante o Xogunato Togukawa, um samurai chamado Manji é contratado para assassinar pessoas que se negavam a pagar impostos. Desonrado e cansado de matar inocentes, Manji se volta contra seu senhor e o mata, junto com todos os seus 99 guarda-costas. Após a batalha,recebe os cuidados de uma monja que lhe dá o “chá de vermes”, tornando-o imortal.
Sem poder se suicidar de acordo com o Bushido, Manji começa uma jornada em busca do fim de sua imortalidade e acaba cruzando seu caminho com o de Rin, uma jovem que teve seus pais assassinados por um dojo rival e procura por um mercenário que seja capaz de vingá-los.

Tags: MangaAnime,


Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    contact@niten.org