Ir para o Conteúdo

Newsboard


Posts from 2015    Return to all Posts

Saru Doshi

por Niten - blog - 28-Dec-2015


Ilustração de Tarcila Neves, do UNYON Studios.

Em breve estaremos comemorando o Oshogatsu (Ano novo) e vamos sair do ano da Cabra (Yagi Doshi) para o ano do Macaco (Saru Doshi).

A aluna Tarsila, do Niten Jacarepaguá-RJ, fez a ilustração acima para representar o Saru Doshi para o Niten.

Neste próximo ano devemos continuar vencendo nossas batalhas diárias, estando pronto para enfrentar todos os desafios, sejam velhos ou novos.
 
Shin Nen Akemashite Omedetou Gozaimasu.
Instituto Cultural Niten

Um início em Botucatu

por Brenda-adm - SP/São Paulo - 22-Dec-2015





Alunos do Niten São Paulo, Ponta Grossa e Sorocaba estão levando os ensinamentos do Niten a mais uma cidade.

Iniciaram os treinos em Botucatu /SP!
Veja o que os alunos contam sobre esse início na nova Unidade:


"Desde que me mudei para Botucatu há um ano e meio e comecei a fazer parte do Projeto Pioneiros do Niten, senti na pele a ausência de uma unidade do instituto na cidade em que moro.

Fui descobrindo outras pessoas que, como eu, faziam parte do Niten e moravam aqui em Botucatu: a Milene e o Melo, que eram da unidade de Ponta Grossa; e o Yoshida, que treina sempre que possível na unidade Sorocaba. Percebi que todos queriam continuar treinando e estavam dispostos a ajudar a dar continuidade ao trabalho do Instituto em nossa cidade;
Logo depois de receber o 5º Kyu de Kenjutsu, como prometi a mim mesmo, pedi autorização ao Sensei para que pudesse conduzir treinos com os meus colegas de Botucatu - e ele felizmente concedeu! 
No dia 06 de novembro de 2015 realizamos nosso primeiro treino em Botucatu, ao qual os colegas compareceram e treinaram com afinco!!!
Arigatou gozaimashita pela atenção e pela oportunidade."
Bergamini - São Paulo


"Com o início dos treinos em Botucatu senti toda energia contida ser liberada novamente. Apertei bem o Mem. Finalmente após um ano e meio de ausência, voltou em minha mente o que aprendi e fiquei muito feliz e empolgada por poder cruzar espadas com companheiros do Niten.
Não vejo a hora de podermos cruzar espadas novamente e tão logo eu consiga ir a São Paulo,
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei Jorge Kishikawa por permitir a realização do sonho desta aluna." 
 Milene - de Ponta Grossa para Botucatu


"Dia 06/11/2015, Após um ano e meio sem treino, sem o convivio no dojo, sem NITEN.o sentimento de segurar a shinai em mãos novamente, mesmo depois de tanto tempo, percebi que a vontade e a alegria de estar no dojo não haviam me deixado, e acredito do fundo do kokoro que, não teria sido possivel sem a ajuda dos alunos Bergamini e Yoshida.
O treino foi gratificante! O sentimento foi unico, "lavei a alma" e me senti revigorado!
Domo Arigato Gozaimashitá Sensei Jorge Kishikawa, pelo Instituto NITEN e pela sabedoria única!"
 Mello - de Ponta Grossa para Botucatu


" Foi uma sensação incrível e revigorante de vestir o uniforme do Niten e ouvir aos KIAIS do treino, em um local familiar e que é parte da minha vida cotidiana. Era uma ideia que para mim era muito distante, mas a determinação do Sempai Bergamini tornou-a realidade." Yoshida - Sorocaba









 

Tags: Pioneiros,

Estágio na ADM - Waldeque de Vitória-ES

por Waldeque - ES/ - 21-Dec-2015


O Aluno Waldeque de Vitória ficou 1 mês em estágio na ADM em São Paulo:

Quando fiquei sabendo da oportunidade do estágio no niten fiquei muito empolgado com a ideia de trabalhar no coração do Niten e vir como é toda a estrutura de dentro.

Quando cheguei na ADM eu tinha uma pequena ideia do que me aguardava, mas esse tempo que passei aqui me ensinou tantas coisas, como ouvir, falar, ver e andar.

Confesso que no começo me adaptar foi um pouco difícil, mas graças á estagiaria antes de mim que me passou tantas coisas e a equipe que trabalha na ADM, eu consegui me esforçar e dar o meu máximo.
Quando sai de casa tinha o objectivo de ficar mais forte no Caminho e hoje sei que estou voltando muito focado e melhor de quando saí.
Arigatou Gozaimashita! 


Waldeque

Tags: Estagio,
comments   2 of 2

Samuel - Belém - PAEstive alojado na KO na última semana de estágio do Waldeque. Uma grande figura, um dos `Kikuchiyos` que conheci.
Força no caminho, Waldeque! Gambate!
Omedetou gozaimassu! (Continues)

Francisco Simonassi - SERRAHai Waldeque! Omedetou por esta conquista!
Agora de volta ao estado continue sempre com a energia que experimentou no estágio.
Com certeza isso irá contagiar os outros e fortalecer o Dojo e também o Niten.
Gambatê kudasai! (Continues)


Formas em Star Wars

por Rovere - PR/Ponta Grossa - 14-Dec-2015

Muitos não sabem mas no universo de Star Wars existem vários estilos de luta com Sabres de Luz, semelhante ao Kenjutsu. São chamados de Formas.
 
São 7 Formas principais, cada uma com suas características, vantagens e desvantagens. As 7 Formas são: Shii-Cho, Makashi, Soresu, Ataru, Shien/Djem So, Niman e Juyo (Vaapad)
 
O Mestre Yoda utilizava a Forma Ataru; e Mace Windu desenvolveu uma variante da Forma Juyo, chamada de Vapaad.
 


(...)


Continues (complete post)

Os perigos do Smartphone até para um Samurai...

por Pierin - blog - 03-Dec-2015




comments   2 of 2

Joel Correa da Silva - Ciudade Autonoma de Buenos AiresKonitiwa
Onegai shimassu
O que mais doi é ver os Pais ao lado dos filhos, conectados en seus aparelhos e não em dialogar e ensinar e conviver com as crianças. (Continues)

Mára Núbia da Silva - Porto Alegre / RSKonnichiwá , yoroshiku onegai shimasu.
Shitsurei shimasu.
Video que além da mensagem sobre o smart no dia a dia nos remete a outras situações nas quais não colocamos a devida atenção.
Sayounará, arigatou gozamashitá
Mára (Continues)

... no rastro do Caminho

por Vídeos - blog - 16-Nov-2015



Reflexõs sobre o Caminho da Espada no Instituto Niten.
Algumas palavras de Julio, que treina desde setembro 2014, e encontrou na prática, no Caminho, renovação para seguir adiante.


Quando a Força despertou em você?

por - Hayabusa - 15-Nov-2015

Acompanhado o lançamento de Star Wars,  vimos que eles estão com a seguinte campanha: "Quando a Força despertou em você? "
Então pensamos em criar esse post aqui no mural dos alunos.
No Niten treinamos também a Força, literalmente!
A Força física, fortalecendo nossos canais de energia, nosso centro, e Tandem.
A Força mental, adquirindo sabedoria, aprendendo com a experiência dos antigos e como aplicá-la em nosso dia-a-dia
e a Força espiritual, ganhando resistência para durar e persistir nos momentos difíceis e desafiadores!
Então a Força que treinamos no Niten, é a mesma que da qual trata a saga do STAR WARS!
Afinal Star Wars e principalmente esse novo episódio,  sempre se conta a "jornada do herói " e do Guerreiro.

Convidamos todos a relatar algum momento particular no treino, com Sensei, ou Sempais. Um gashuko que mudou sua visão do Caminho. Ou como você despertou simplesmente para a vontade de começar a treinar?!

Vai então a pergunta: "Quando a Força despertou em você? "



Tags: Hayabusa,
comments   4 of 4

Tito - FlorianópolisO Despertar da Força

Acredito que o meu despertar ocorreu durante um momento difícil de minha vida.

Antes desse momento eu estava tranquilo na vida pessoal, como guerreiro do Niten na época já atuando como coordenador e profissionalmente bem, até qu (Continues)

Pierin - FlorianópolisEu, iniciei os treinos aqui em Florianópolis em 2009, mesmo longe de São Paulo, pude sentir nos alunos que puxavam os treinos a energia do Sensei e quis ir conhece-lo. Estava empolgado com os treinos, porém somente quando fui fazer Shugyo com Sensei, e (Continues)

Barth e Meurer - Jaraguá do SulSempre fomos fascinados pela cultura japonesa, e após uma viagem a cidade de Frei Rogério em SC, onde visitamos o festival Sakura Matsuri totalmente voltado para a cultura e tradições japonesa, a `força` despertou em nós e decidimos procurar algum lugar p (Continues)

Lotto - FlorianópolisPosso dizer que senti o Bushido despertar no meu primeiro Gashuku, no começo de 2014. Foi a primeira vez que vi o Sensei e senti sua energia e presença, e também pude conhecê-lo. Fiquei fascinado vendo tantos companheiros do Caminho treinando juntos, e mu (Continues)

Kimono Niten (Família Delfino)

por Niten - SP/São Paulo - 14-Nov-2015



As impressões de um casal que veste o Kimono Niten. No Dojo, fora dele, e com novidades chegando.

Tags: Familia,

14º TBEK

por Niten - blog - 14-Oct-2015




Fotos e Resultados na Página do Evento


GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - Niten - 09-Oct-2015



(...)


Continues (complete post)

Relatos - Gashuku no Templo - Kenjutsu

por Niten - blog - 17-Sep-2015

"Treinar e lutar contra colegas de todo o Brasil e até com os colegas do Chile e Argentina demonstra o que é realmente lutar sem expectativas, tive muita dificuldade as vezes de entender o que eles falavam, mas depois que colocávamos o bogu(armadura), tudo mudava, a língua falada não importava mais, o sentimento de dar seu melhor durante os keikos era mútuo, e pude aprender muito durante os keikos(treinos) que tive com todas as companheiras de espada."
Natalya (Unidade Belo Horizonte)





"Houve horas que pensei que meu braço queria desistir, começou a ficar pesado, preguiçoso... alguns golpes que foram saindo errado e pegam no braço e cotovelo não ajudaram, mas vir de tão longe para ficar parado não era uma opção, então deixei para sentir a dor e cansaço depois... e que acabou vindo com juros nos dias seguintes... mas valeu a pena.
Tive a oportunidade de lutar com vários senpais bem graduados, tentei ao máximo "dar trabalho" e acertar golpes e consegui boas dicas e lições..."

Adriano (Unidade Curitiba)




"O gashuku deste final de semana mudou meus parâmetros sobre exaustão. Eu nunca tinha passado por um treino tão intenso e prolongado usando bogu. Ainda estou refletindo as experiências do gashuku e absorvendo as mudanças, mas posso garantir que a convivência nesse final de semana me preparou melhor para os próximos eventos e os treinos em Juiz de Fora."
Calzolari (Unidade Juiz de Fora)

Relatos - Gashuku no Templo - Kendo x Kenjutsu

por Café com Sensei - Niten - 08-Sep-2015


"No vídeo do kenjutsu versus kendo, vi como a variedade de kamaes, de armas e katas do kenjutsu fazem uma grande diferença no combate, e que permitem que o combate se aproxime o máximo possível do combate real. Foi triste ver o Caminho do guerreiro ser reduzido a uma busca por títulos e medalhas, como demonstrado pelo professor de kendo no vídeo." - Vasconcelos (Unidade Juiz de Fora)


"O audio visual Kenjutsu x Kendo foi algo bem interessante de se ver. Infelizmente, os professores de Kendo não tiveram compaixão com seus alunos, pois eles vieram com a promessa de técnicas novas para confrontar e voltaram se sentindo enganados, além do mais, vários golpes foram anulados e não contados naqueles Shiais. Com toda certeza o resultado seria diferente se fosse hoje, naquela época, até mesmo o 4° dan de Kendo que lutou, a comparação de técnicas e Kiai, pelo o que pude perceber e conversar com outros Senpais, era de um 3° Kyu." - Erick (Unidade Santos)

"O vídeo do kenjutsu x kendo trouxe a prova definitiva da eficiência das técnicas que estudamos no Niten. Ficou claro que numa situação real de combate, onde o guerreiro fique livre das restrições que um esporte impõem, a versatilidade dos golpes e posturas que treinamos é infinitamente superior, ou seja, não treinamos um esporte que objetiva simplesmente marcar pontos.Treinamos técnicas de combate para permanecermos vivos a cada golpe." - Rocha (Unidade Ponta Grossa)

"Percebi ,claramente, que os praticantes de kendo ficaram muito confusos e tensos, ao se depararem com posições e golpes que eles não conheciam, e na minha opinião, teria sido uma experiência completamente edificadora para eles, pelo fato de verem e sentirem, o que talvez mais se assemelhasse com os combates dos samurais, mas acho que o sensei deles, estava mais preocupado no resultado individual de cada combate do que como o todo, além do que, acredito que estava se portando com uma certa arrogância e quis mostrar que as técnicas das duas espadas não valiam além de claramente perceber o despreparo para arbitrar corretamente os combates.- " Moron (Unidade Ana Rosa)

"Sobre o vídeo Kenjutsu vs Kendo tentei ser imparcial, minha mãe sempre me ensinou a ouvir os 2 lados, mas fico do lado do Niten por causa da postura competitiva inadequada para uma data festiva que a comitiva japonesa apresentou e sinto até pena dos alunos japoneses que viajaram, sem ter muito dinheiro, para o outro lado do mundo para passar por aquilo. No fim a visita acabou sendo desagradável.
 Sobre os combates, tive a impressão que para que os juízes dessem algum ponto para o Niten os nossos Senpai acabavam a luta lutando de um jeito parecido com o do Kendo porque não havia outra forma de ganhar um ponto, se os árbitros não estivessem atrapalhando a luta, teríamos feito muito mais ippons e terminaríamos com uma vitória esmagadora. No momento em que o arbitro parou a luta para corrigir o taiatari ou o tsubazeriai tive a impressão que foi porque por um momento a shinai do kendoka entrou em contato com o pescoço do Senpai sem que ele cortasse o contato com nenhuma de suas shinais. Isso é uma tentativa minha de tentar entender o que passava pela cabeça daquele arbitro. "
 - Kiryu (Unidade Campinas)

"Tive oportunidade de participar em Brasília dos combates na ocasião, quando percebi uma energia diferente, não parecia uma situação "natural" de se receber visitantes, bem como testemunhei alguns fatos inusitados. Confesso que, tanto à época como hoje, ao relembrar, fico realmente feliz por estar no Niten e, a despeito do respeito que se deve cultivar por outras escolas e orientações, é difícil não adotar, como brasileiro, uma postura um tanto crítica (mesmo que internamente) a determinadas atitudes que presenciei e ter questionamentos severos sobre princípios que estariam norteando outras escolas. " - Kuhn (Unidade Brasilia)


"E finalmente sobre o vídeo Kendo x Kenjutsu, eu já havia escutado uma vez o Senpai Kenzo falar sobre esse dia, e vendo o vídeo eu ia ficando incomodada com a atitude dos japoneses, eles faltavam com respeito e bom senso, mas os Senpais continuaram dando seu melhor e o Sensei Jorge Kishikawa também não interferia, e eu me perguntava :
-Porque?!
Não precisei questionar muito, ao fim do audiovisual, vi como é importante valorizar a arte e não a vitória, e infelizmente o que o Sensei dos universitários valorizava era somente a vitória daquele dia, sem se importar com seus alunos ou com a arte marcial.¨- Natalya (Unidade Belo Horizonte)
"Começamos a assistir aos shiais e passamos por momentos pouco frustrantes e um pouco cômicos em relação a arbitragem que com certeza não estava apropriada para poder apitar a uma luta de kenjutsu, mas mesmo assim Sensei nos mostra que estamos no caminho certo: recuperar as técnicas antigas para poder vencer e assim caminhar a passos largos para frente. "
- Simas (Unidade Brasilia)


"Quanto aos duelos, foi com orgulho ver nossos senpais lutando ferozmente e com respeito contra seus adversários, mantendo os princípios do Niten mesmo quando a arbitragem parecia não fazer seu trabalho. Fica um exemplo de humildade a todo os samurais do Niten." - Almeida (Unidade Sao Jose dos Campos)

"Foi interessante ver os contra pontos dos dois lados e ver como era um shiai de alguns anos atrás; apesar do Niten ter acertado a maior parte dos Ippon, a visão do Kendo desconsiderou muitos deles. Na ansiedade de acertar o adversário, não era feita a técnica correta, assim como acontece em momentos conosco. Por isso eu reafirmei minha vontade de aprender o Bushido vindo de suas origens, e não o esporte kendo."- Tiemi (Unidade Curitiba)




Kusarigama - Outro ponto de vista

por Toshi - blog - 03-Sep-2015



Kata de Kusarigama sob ângulo diferente! Já viram? Não?!

Confira no site www.kenjutsu.org.br/videos !
O video foi gravado pelo Senpai Otávio no Dojo de Brasilia com os Senpais Erik e Furtado.
 
Contribuam com o nosso site encaminhando fotos e videos espetaculares.
Todo o conteúdo é elaborado pelos alunos do Instituto Niten, contamos com a sua colaboração!

comments   1 of 1

Ferreira - BrasíliaExcelente vídeo!! Omedetou pela ideia de gravar um vídeo bom assim. Omedetou também ao Erik e Furtado pelo Kata, muito bem executado!!

Ferreira - Brasília-DF (Continues)

Relatos - Gashuku no Templo - Cartas Vermelhas

por Brenda-Adm - Niten - 02-Sep-2015

"Como pai, é impensável ter que enviar seus filhos para o abate, em atendimento a uma decisão superior de alguém que não irá se sacrificar. Isto é, o seu melhor legado é basicamente um insumo para a guerra. E nessa situação, detalhe, pode ser que você nem concorde com essa guerra, ou não se sinta representado na figura do governante.
Como cidadão, essa é uma reflexão sempre presente, como decisões impessoais de governos afetam as pessoas na ponta de forma direta, drástica.
No caso do vídeo, em uma época de extremos ideológicos, de ambições expansionistas conduzidas por diferentes motivos pelas principais potências mundiais, o grande resultado foi um novo equilíbrio de forças, o preço foi a ocorrência de desgraças dessa magnitude. Destroem-se nações e, principalmente, indivíduos, suas vidas, suas famílias, irreversivelmente. O país, enquanto força produtiva, pode vir a se recuperar no futuro, as famílias não.
Mas às vezes penso que isso é inevitável, infelizmente, por horrível que seja, não por que alguém deseje, mas por um conjunto de fatores e interesses que levam ao cataclisma. Dentro do pensamento, talvez, de se evitar um mal maior, como ser totalmente subjugado e destruído.
Quando o problema é no seu quintal é diferente. Fora dessa situação, não dá para se avaliar bem, creio." 
- Kuhn (Unidade Brasilia)



(...)


Continues (complete post)

Iaijutsu em detalhe

por Toshi - blog - 10-Aug-2015



Vencer o inimigo com golpes certeiros e precisos.

Vocês já viram um kata de Iaijutsu em câmera lenta?
O coordenador Todesco gravou o coordenador Cavalcante em ação, está imperdível!
Confiram este novo video no site www.kenjutsu.org.br/videos/ !
 
Contribuam com o site encaminhando fotos e videos espetaculares.
Todo o conteúdo é elaborado por alunos do Instituto Niten, contamos com a sua colaboração!

comments   1 of 1

Maurício Borges - Belém (PA)Ohayou Gozaimassu Toshi Sama, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Estimada Toshi Muito Obrigado por divulgar este belo vídeo, para todos nós.
O vídeo é muito impressivo.
Obviamente, que os Agradecimentos são merecidamente estendidos aos Car (Continues)

Há 70 Anos, 240 mil vidas

por Café com o Sensei - 06-Aug-2015

Há exatamente 70 anos, um fato inédito iria mudar o rumo da história: a bomba atômica "Little Boy" foi lançada de um B-29, sobre Hiroshima. Após 3 dias, a "Fat Man", em Nagasaki. Juntas conseguiram fazer mais de 240mil vítimas instantaneamente, causando a rendição japonesa na 2ªGuerra Mundial.
Este tipo de energia, que tanto pode ser usada para o bem como para o mal, pode ter um efeito devastador. Há 3 anos, o tsunami que devastou a usina nuclear de Fukushima nos mostrou que esta é uma força que o homem não pode controlar.
E agora, o Japão acaba de aprovar um polêmico rearmamento, acabando com 70 anos de paz desarmada. Fica a pergunta: guerrear ou não guerrear?
Neste dia fatídico, não defenderei o uso ou não da bomba, a construção ou não de usinas.
Apenas trago imagens que captei quando estive lá, para que seja parte de um material para reflexão a respeito de um tema que aflige a Humanidade desde tempos remotos: a Guerra.
A outra parte deste material estará no próximo treinamento intensivo (Gashuku), em que com certeza, seus sentimentos não sairão intactos.
O estudo desse material ajudará na reflexão, sem influência de grupos armamentistas ou não, se você é contra ou a favor da guerra.
Por ora, oremos, de coração, para que as 240.000 almas descansem em paz...




Irmão maior carrega o menor (morto)




Testes nucleares feitos em diversos países 



Cavalo com sequelas da bomba




Garrafas deformadas pela radiação





Idem




Telha deformada pela Radiação



Triciclo do menino de 5 anos, morto quando brincava - Capacete do pai




Em frente à uma das bombas que caíram em Tokyo






Atividade para reflexão que estará no próximo Gashuku...

Niten no Programa ´Encontro´ 31-Jul

por Niten - Niten - 01-Aug-2015

Encontro com Fátima Bernardes

Café com o Sensei120 anos no EncontroHoje, mostrarei o programa da Fátima Bernardes, que foi ao ar anteontem, a fim de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão.Apenas uma observação que devo fazer antes de vê-lo: O Kenjutsu é a origem do Kendo.Você entenderá o porquê:Link: https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/episodio/2015/07/31/os-gonzagas-carolina-kasting-e-felipe-titto-participam-do-encontro.html#video-4360184

Posted by Instituto Niten Kenjutsu Kendo on Segunda, 3 de agosto de 2015

Trecho do Programa "Encontro com Fátima Bernardes" veiculado em 31 de Julho de 2015, video do site Globo.com

"Hoje, mostrarei o programa da Fátima Bernardes, que foi ao ar anteontem, a fim de celebrar os 120 anos do Tratado de Amizade Brasil - Japão. Apenas uma observação que devo fazer antes de vê-lo: O Kenjutsu é a origem do Kendo. Você entenderá o porquê"

Tags: Imprensa, Televisao,

Resultados - Concurso de Fotos 13TBIK

por Niten - Niten - 18-Jun-2015



Chegamos ao final do nosso 1º Concurso de Fotografia, realizado no 13º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô. Os vencedores foram escolhidos em votação pelos alunos do Instituto Niten, totalizando 735 VOTOS ao final da disputa.



Veja abaixo os resultados e as fotos vencedoras.



Fotógrafos mais votados

1o LUGAR - FELIPE VAIANO - São Paulo (194 votos)
2o LUGAR - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre (107 votos)
3o LUGAR - FABIO GERMANO - Sorocaba (90 votos)



Fotos Mais Votadas

1o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
2o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
3o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
4o lugar - YOSHIMITSU KISHIKAWA - São Paulo
5o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
6o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
7o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
8o lugar - RICARDO AGUILAR - São Paulo
9o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
10o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
10o lugar - RICARDO AGUILAR - São Paulo


Categoria Kenjutsu

1o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
2o lugar - YOSHIMITSU KISHIKAWA - São Paulo
3o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba


Categoria Iaijutsu

1o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
2o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
3o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre


Categoria Jojutsu

1o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
2o lugar - RICARDO AGUILAR - São Paulo
3o lugar - FELIPE TODESCO - Sorocaba


Categoria Pessoas

1o lugar - FELIPE VAIANO - São Paulo
2o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
3o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre


Categoria KIR Jovem

1o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
2o lugar - FABIO GERMANO - Sorocaba
3o lugar - YOSHIMITSU KISHIKAWA - São Paulo
1o lugar - RICARDO AGUILAR - São Paulo
2o lugar - PEDRO KODAMA - São Paulo
3o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre

Categoria Público

1o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
2o lugar - GABRIEL AVELAR - Salvador
3o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre

Categoria Olho Mágico

1o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
2o lugar - TAÍS BOEIRA - Porto Alegre
3o lugar - YOSHIMITSU KISHIKAWA - São Paulo
3o lugar - PEDRO KODAMA - São Paulo




Confira abaixo as fotos vencedoras


(...)


Continues (complete post)

Jitte e Kussarigama no Gashuku

por Niten - blog - 08-Jun-2015

Takeshi visita São Paulo

por ADM - SP/São Paulo - 22-May-2015

Com grande alegria, recebemos a visita do Takeshi na Unidade Ana Rosa.



Takeshi que atualmente mora em Miami, segue firme no Caminho e permanece treinando com seus filhos em Miami.

Arigato Gozaimashita pela visita!

comments   1 of 1

Otavio - BrasíliaTakeshi San!

Tive o prazer de poder treinar com voce quando ai em São Paulo! Uma feliz coincidencia!

Continue firme com esse Ki e essa de terminação de manter o Niten em sua Vida! Levando a espada que da a vida para a terra do Tio SAM, mesmo que sem (Continues)



Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    [email protected]