Ir para o Conteúdo

Newsboard


Posts from 2017    Return to all Posts

15 TBIK

por - Niten - 21-Mar-2017



Budo at the Park - Saturday Mar/4th - Weston, FL

por Takeshi - US/Miami - 06-Mar-2017


From left to right : Standing : Rafael, Takeshi, Kevin, Alberto and Leonardo. Seiza : Miguel, Vanessa, Juan, Andre and Omar.

comments   2 of 2

Felipe - São Paulo Niten USA
Weston is a very beautiful silent city, i hope all who have attended the classes found a piece of inlightment
Ganbarimashou (Continues)

Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreGambare kudassai Takeshi! (Continues)

Shugyo - Fevereiro 2017

por Joé - RS/Caxias do Sul - 06-Mar-2017


Joé desu.
Yoroshiku Onegai Shimasu.

"O nosso maior inimigo somos nós mesmos".
Jargão repetido à exaustão em diversas mídias e, apesar de estar gasto, sua verdade ainda permanece.

Acredito que a raiz da força deste inimigo tão forte seja o fato de sabermos tão pouco sobre ele.
Somos frequentemente surpreendidos por sua astúcia e pelas variadas maneiras que encontra de nos atacar e assim que levantamos, lá está ele, em guarda, esperando um segundo de nossa desatenção para lançar sua próxima ofensiva.
Temer o desconhecido está em nossos instintos básicos e o medo de enfrentarmos nossas falhas alimenta e fortalece ainda mais aquele que já parece invencível.

Nos últimos treinos Sensei nos apresentou aquilo que acredito que seja a chave para darmos vários, (se não todos) os passos necessários para não sermos mais derrotados, ou pelo menos não sermos surpreendidos pelas nossas fraquezas, medos e quaisquer outros fantasmas do passado.
A retidão uma solução simples, assim como todas as boas soluções, mas não por isso que ela se torna fácil.
Cultivar apenas o espírito da retidão em todos os nossos dias, eventualmente eliminará aquilo que desconhecemos de nosso espírito e, talvez um dia, perceberemos que aquele inimigo não era tão forte assim, ou sequer era nosso inimigo, mas sim alguém que nos incentivava a crescer, mesmo que isso representasse o seu fim.

Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por direcionar-nos no Caminho.
Domo Arigato Gozaimashita Senpai Wenzel por dar utilidade às minhas orelhas. 

Tags: Shugyo,

Historical Moment USA

por Niten - US/ - 22-Feb-2017

NITEN INSTITUTE

Message from Sensei Jorge Kishikawa to the participants of the 1st Kenjutsu Combat Workshop in the USA, Feb 2017, Miami:



Historical Moment

This defines in a few words our encounter: the 1st Niten Institute Workshop in the United States of America.

It's been a pleasure to meet all of you, that with determination and will, have demonstrated your warrior "tamashii" (soul) that day.

(...)






NITEN INSTITUTE
www.niten.org/us




Continues (complete post)

México 2 - Sebastian

por Niten - 21-Feb-2017

Para aqueles que ainda não o conhecem, deixei para apresentar hoje o Sebastian. Mais forte e determinado que muitos.
Chegou cedo, fez todas as modalidades e ficou até o final, até a exaustão:


"O que aprendi esse dia foi que não devo me render e que perseverar é o mais importante, se não entendia muito bem as palavras do Sensei, os exercícios sairam melhor depois de ver como ele fazia, depois de muito tempo porém me doiam os pés mas ao continuar  me dei conta que já estava chegando ao final ainda que no momento quisesse que terminasse logo.
Arigatou gozaimashita, Sayonara" - Sebastian (Unidade Mexico Polanco)




Niten Ichi Ryu




Sebastian: me doíam os pés

"Faz um mês que escutei ao Sempai dizer algo sobre que no Niten somos uma família e nesse gashuku me caíram um pouco mais claras essas palavras
Ver que o nosso Sensei, uma pessoa com tantos eventos, tinha uma 
proximidade tão agradável e tão humana com todos nós ao nos dar orientações que nos fizessem melhorar ou para fazer as coisas bem quando as estavamos fazendo mal.
FInalmente ver que meu sobrinho, Sebastián, que é um menino já aprendeu tanto, desfruta tanto dessas experiências e ver também que era considerado como mais um de nós. Me ficou claro que graças aos ensinamentos que o Sensei em pessoa nos trouxe e aquelas que aprendemos através do Sempai e dos Companheiros do Niten meu sobrinho pôde ter melhores raízes e mais possibilidades de se tornar uma pessoa forte não só fisicamente mas também em espírito" -  Valentin (Unidade Mexico )

comments   1 of 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Gostei muito de ler este `post` do Bushi Sebastian. Ele ensina muitas coisas. Mas, a mais importante, para mim, foi saber que em um treino de adultos, o Pequeno Grande Sebastian foi acolh (Continues)

Estágio na ADM - Celinne

por Niten - SP/Sorocaba - 14-Feb-2017




"A experiência de estagiar na ADM foi aquilo que precisava.
Em clima acolhedor e com muito companheirismo, aprendemos a todo momento sobre postura em ambiente de trabalho, mas que podemos levar para tantas outras áreas da vida.

Olhar com cuidado e atenção para tudo, principalmente para as pequenas coisas, realizadas com pensamentos grandes, evitando problemas de qualquer imprevisto.

Neste período, dois pensamentos rodavam em minha cabeça, ambos de agradecimento. Graças aos ensinamentos de pessoas que conheci, geralmente mais velhas, pude realizar com tranquilidade tarefas que nem imaginava fazer um dia. Ao mesmo tempo, as dicas passadas pelos Senpais (mais antigos no Caminho) motivaram sempre a fazer o melhor possível. Desses dois pensamentos, reorganizei minha mente, agora com muito mais humildade em reconhecer e dar valor ao próximo, principalmente aquele com o qual podemos auxiliar e aprender.

Ao ouvir, ao falar ou até com uma pequena ajuda, conseguimos ser úteis. Receber algo em troca é apenas um bônus.

Agradeço ao Sensei e aos Senpais pela experiência e convívio. Levarei comigo mais do que os sorrisos, as orientações.

Domo Arigatou Gozaimashita!
Sayounara" - 
Celinne - Sorocaba




Celinne em treinamento Intensivo de Iaijutsu

Tags: Estagio,

Unforgettable

por Niten - US/ - 08-Feb-2017

Unforgettable Kenjutsu Combat Workshop.
Arigatou Gozaimashita America from Niten!





First Niten Institute Kenjutsu Combat Workshop held in the USA.
6th February 2017, North Miami
Thank you very much to all participants!






comments   1 of 1

Takeshi Kamimura - São PauloFoi realmente um momento que vai ficar na história ! Arigatou Gozaimashita Sensei/Sempai Wenzel and Sempai Kenzo ! (Continues)

Cuidando de Pérolas - Família Pierin

por Niten - blog - 06-Feb-2017




Pierin é Coordenador na Unidade FLorianópolis do Instituto Niten
Seu filho Massaru o acompanha no dojo, desde pequeno, até que chegou o dia de colocar o treino em prática pela primeira vez.
Desde então, pai e filho são companheiros de treino também.
Companheirismo que fortalece os laços e dá ânimo para enfrentarem as batalhas, Juntos!




Relato Pierin, Pai, treinando há mais de 7 anos no Niten:
"Iniciei meus treinamentos no Niten quando meu filho tinha por volta dos 2 anos e meio. Ele ainda pequeno me acompanhava e gostava muito de toda a novidade. Porém quando eu saia para treinar ele pedia pra eu ficar brincando com ele, as vezes fazia uma birra e tal. Certa vez ele parou em frente a porta e não deixou eu sair. Então me abaixei e disse a ele que estava indo para ficar mais forte. Não sei porque, mas ele na hora saiu da frente e desde então não teve mais nenhuma atitude dele em relação a eu não ir treinar.

Passaram-se alguns anos e, eu e mãe dele nos separamos, foi um momento difícil e muito delicado. Eu acabei absorvendo mais os cuidados com ele, pedi para ficar mais tempo com ele durante a semana e aos finais de semana ela ficava com ele. Então, me dediquei a preparar a comida, montei meu trabalho em casa e um rotina bem puxada. Nesse periodo ele já estava com quase 5 anos, e eu estava ajudado na coordenação do Niten em Florianópolis, então ele começou a ir aos treinos e participar livremente, como podia. E ele se divertia muito, conhecia todos os alunos e deste esta época ele treina, sabe o nome de todos e sempre quando falta alguém ele me pergunta se se o aluno esta bem. Ainda assim só matriculei ele quando ele fez 6 para 7 anos, não havia KIR jovem, foi um momento de muitas tarefas de escola, trabalho e treino, mas nos fortalecemos.

Hoje temos o Kir Jovem em Florianópolis, todos os alunos amigos de meu filho. Há um ano atrás viajamos para um treino em Santos, onde ele de Bogu treinou durante 2h a 3h direto, com um intervalo pra água, eu me afastei dele nesse momento do treino, pois pensei que ele não conseguiria...mas conseguiu e foi transformador, para ele e para mim.

Desenvolvi mais confiança nele e em seguir nos treinos. Ele esta ficando forte!
Treinar juntos é um presente, é dar significado a todas as dificuldades que enfrentamos. Temos um sentimento unificador entre nós, que é reforçado durante os treinos e quando encontramos o Sensei e sua família. Sinto que para meu filho estar no Niten é algo natural, ele se sente feliz, as tristezas deixam o olhar e uma alegria e confiança interior crescem. Arigatougoimashita Sensei por trazer a nós essa nova oportunidade de crescer."






Relato Massaru, 9 anos, mais de 3 anos treinando firme no Niten:
Quando estou treinando e lutando com meu pai, parece que é pra valer...sinto que estou em um campo, bem grande, e lutamos somente nós dois. Isso é bom, porque a gente se entende pelo olhar, mesmo fora do Dojo, a gente consegue se entender melhor no dia a dia.

E quando estou na escola e preciso prestar a atenção, lembro dos treinos e consigo ficar focado no que preciso.

Eu sinto que o Niten fez a gente ficar mais ligado um no outro. Os treinos ajudam a ficar com o espirito acordado.



Tags: Familia,

A message from the Japanese Masters - Niten Institute

por Coffe with Sensei - US/ - 26-Jan-2017

2017#LETSGOFOWARD

por Niten - US/ - 26-Jan-2017


FIRST KENJUTSU COMBAT WORKSHOP IN THE USA/MIAMI

por Niten - US/ - 26-Jan-2017



First time in the USA:
KENJUTSU COMBAT
The art of the samurai sword like you have never seen before! A workshop with the greatest master of this martial art: Sensei Jorge Kishikawa, who will demonstrate live some of the various techniques and strategies of the samurai. Make sure to come by and try it out! It will be a lifetime opportunity!

Date: February 6th, 2017 in Miami Florida.
Hour: 6:30 pm - 8:30 pm
Location: Cagni Gymnasium - 791 NE 135th Street - North Miami, FL
Registration: Please confirm your assitance by email: miami@niten.org
No-charge ou complimentary




Kenjutsu is the name given to the techniques developed by notorious samurai and that are practiced in Japan in the form of katas (pre-defined movements that simulate combat using a wooden sword).

Kendo is the sport created by simplifying Kenjutsu techniques into 4 basic strokes and one kamae (posture/stance), using a modern Bogu (armor) and Shinai (bamboo sword).

Kenjutsu Combat, created by Sensei Jorge Kishikawa, is the application of ancient Kenjutsu techniques in combat with modern Bogu and Shinai, making it possible to do a sparring training but not limited to Kendo strikes. There are other weapons such as Kodachi (similar to shinai, but smaller), two swords and Naginata (halberd pole).





Sensei Jorge Kishikawa:
- Born in Brazil, son of Japanese immigrants, Sensei Jorge Kishikawa started training Kendo at the age of 5;
- First Brazilian to achive the 7th Dan Kiyoshi in Kendo by a board of Japanese Sensei;
- Won 15 Brazilian Kendo Championships until the age of 35, when he ceased to take part in tournaments, and was twice 2nd place in World Kendo Championships, the best place ever achieved by a Brazilian;
- In his career made more than 70 shugyo (special intensive training) in Japan to learn more about Kendo and Kenjutsu from the best Japanese masters, and continues to do so;
- Menkyo Kaiden (highest graduation and considered to know all the secrets of the techniques) in more than one Kenjutsu School, including Hyoho Niten Ichi Ryu, one of the most famous and old Kenjutsu Schools founded by Miyamoto Musashi, considered by many the best Samurai of all time;
- Other Kenjutsu Schools that Sensei Jorge Kishikawa has mastered and is authorized to teach include:
* Katori Shinto Ryu
* Suio Ryu
* Shindo Muso Ryu
* Kasumi Shinto Ryu
* Sekiguchi Ryu
- Some of these Schools not only have sword techniques but also other weapons that Sensei Jorge Kishikawa has also mastered, some of which he has also adapted to combat with Bogu, such as:
* Kodachi (Small sword)
* Nito (Two Swords together)
* Naguinata jutsu (halberd pole)
* Yari (Spear)
* Kusari-gama jutsu(a scythe or sickle with a chain attached and a iron weight at other end)
* Jo jutsu (fighting techniques with a Staff)
* Bo jutsu (fighting techniques with Long Rod)
* Tanjo jutsu (fighting techniques with a Cane)
* Jitte jutsu (a fork used to disarm enemies with swords)
* Iai jutsu (sword drawing techniques)
* Tameshigiri/Battou jutsu (cutting techniques)
- Jorge Kishikawa Sensei is also a Medical Physician and served in the Brazilian Army as a Doctor.












(...)



Continues (complete post)

More Convincing Less Speculation

por Niten - US/ - 24-Jan-2017

- It was a tie! - yells the first one.

- No, you lost - says the second one.

- No way! If you doubt me, then let's duel again, but now with the Katana (sharpen steel samurai sword). I challenge you again! - the first one draws his sword furiously.


This scenario is depicted in the movie "The Seven Samurai", from Akira Kurosawa, and it shows a duel between two Samurai. It takes place around the year 1700 and the end of the scene is the hot-headed Samurai (the first one) falling, in slow motion, after being cut flawlessly, 6 inches through his left shoulder, hit by the technique called Toraburi*.

(...)



剣術対戦 - Kenjutsu Combat


"By applying the old schools techniques in Kenjutsu Combat takes us closer to the understanding of the Go Rin no Sho (The Book of Five Rings - from Miyamoto Musashi), the Sun Tzu's Art of War and other old strategy books.

To relive these techniques you need to take them from the kata to the combat reality.
That way you will feel what are the secrets behind the Fire Kamae, the Sky Kamae, the Earth Kamae.
You will realize that against the Moon, there must be the Sun. Or that the Tree is as strong as the Metal.

In the end, to practice the Kenjutsu Combat is to dive deep in the old texts and give life to it all."
"Give life to the past", page 138 of the Shin Hagakure (In Portuguese)

Continues (complete post)

Kenjutsu in Slow Motion - The Magic of the Samurai Sword

por Niten - US/ - 22-Jan-2017



Niten Ichi Ryu - Exhaustion

por Niten - US/ - 22-Jan-2017

Musashi Sensei (Miyamoto Musashi), wrote in his book "Go Rin no Sho" (Book of Five Rings), that you should avoid holding the sword with two hands.
One hand must be empty, free.
As well as they have to hold, each one, a sword. (when fighting with two swords at once)

This is Niten. This is Kenjutsu Combat.
When we practice to exhaustion, we can glimpse the beginning of the path to invincibility.









(...)




Continues (complete post)

Bullet train Kenjutsu

por Niten - US/ - 19-Jan-2017

Have you ever seen live or a video of a Bullet Train (Shinkansen) in Japan?

Sensei e Sanches no Japão


When you see it, too late, its gone.

Just like a bullet.

Just like in Kenjutsu Combat.




Monet´s Bridge

por Niten - US/ - 16-Jan-2017


"The Japanese Bridge over the Water Lilies Pond in Giverny" is a painting by Monet that, at the time of its completion, it was highly criticized.
They said that the old artist was suffering from a disease that compromised his eyesight, and therefore they did not considered the meaning of his choice by not drawing "more realistically" to the real image.
At the beginning, even a great artist is misunderstood. It part of the learning process and maturation of the artistic eye.
In time, the more observent ones realized his intentions, and managed to see that this work of art, not so much as a simple image, has a special connection with something greater: the Truth.




Duel

por Niten - US/ - 13-Jan-2017



Imagine yourself fighting the Samurai at your left:
Now, considering this situation, decide where would you choose to attack.

And tell me if you won or if you were defeated:





This is Kenjutsu Combat!

Rare Children

por Niten - US/ - 11-Jan-2017

The Samurai used to say that real kids are the ones that fight, jump and run. They were happy.

In those days that was possible, but nowadays, with so much they are expected to do and pressure from all sides, truly happy children are rare.

Rare, but they exist.

Learn to Listen

por Niten - US/ - 08-Jan-2017





In training it is necessary to be silent and ready to listen.
The sword's movement.
Your master's words.
Yourself.
To learn to listen is to give each sound its proper importance and reverence.


"To The Niten Cultural Institute, at the service of Master Kishikawa Sensei. In this family (Niten) I found energy, inspiration, courage, determination and focus to follow throuth my project. I thank you Sensei for the opportunity to learn the values and strength of the Samurai, for sharing the strategies and techniques of Musashi Sensei* and from the Hagakure teachings. These are certainly essencial ingredients for the messages that I placed in my book. I also extend my thanks to my practicing collegues, for their presence and incentive allow me to practice and to have force of spirit in the search for my objectives. I am eternally greatefull for being welcomed in this family and I hope to give back the good that I have been receiving by living with all of you."
Part of the book: "The power of listening" from the Niten student Rodrigo Leite.

*Musashi Sensei is how the students of the Hyoho Niten Ichi Ryu School call the founder of the School, Miyamoto Musashi.

Cuidando de Pérolas - Família Parachin

por Niten - blog - 06-Jan-2017


Os irmãos Ivan e Basílio Parachin são braço direito do Sempai Joel desde os primórdios do Dojo em Buenos Aires.
As crianças deles nasceram, cresceram e seguiram treinando junto.
Fortalecendo a união da Família e do Niten na Argentina!




Leon, Ariel, Ivan, Basílio e Ciro



CIRO:

Konitiwa Yoroshiku Onegaishimassu
Entrenar con la familia me parece muy importante, después hay que llevar el entrenamiento a casa.
Entrenar en Niten me permite realizar una actividad en familia, con mi papa, mi tío y mis hermanos. Hacer otra actividad con toda la familia seria muy difícil.
Niten me enseña a tratar bien a los mayores y ser respetuoso.
Aprender del que mas sabe, saber reconocer cuando te equivocaste, decir ¡hai! en voz alta y hacer caso rápido cuando te llaman.
Aplicando todo esto me va mejor en la escuela y en la vida.
Lo que mas me gusta es practicar iaijutsu y hacer keiko con mis hermanos.
Estoy muy agradecido con mi papa por haberme metido en este camino y me pone muy contento hacerlo con mi familia.
Arigato Gozaimashita Sensei!
Sayounara Arigatou Gozaimashita!
Ciro Parachin, 12
Unidad Buenos Aires



Desenho de León, 8,  para Sensei.





IVAN:

Hai Sensei!
Konnichiwa yoroshiku onegaishimassu
Shitsureishimassu:
Hace doce años comencé a entrenar en Niten con, Ariel, mi hijo mayor, que tenía en esa época siete años.
Ya al realizar el Aula Experimental, me di cuenta que Niten no era una escuela más. Me di cuenta que el asunto era serio, que la “cosa iba en serio”… Salí de esa primer clase pensando “mi hijo y yo tenemos que entrenar aquí”… Inmediatamente me di cuenta que Niten, además de ser un lugar donde aprenderíamos un arte marcial milenario, sería el lugar donde transitaríamos un camino juntos. Y así fue. Mi hermano Basilio, también comenzó a entrenar y me ayudó muchísimo a sostener el entrenamiento de Ariel.
Con el tiempo se sumaron mis otros hijos, Ciro (hoy de 12 años) y León (de 8)… y no tengo mayor placer que ir a entrenar con ellos y verlos aprender todo lo que Niten nos ofrece… Sobre todo, la parte espiritual.
Porque soy testigo de que Niten ha transformado a mi hijo en un muchacho fuerte y seguro, con capacidad para liderar, con iniciativa y con voluntad. Y ahora estoy viendo cómo lo hace con sus hermanos menores.
Sin duda, Niten nos une. Somos una familia entrenando. Y sé que pronto se sumarán mis pequeñas sobrinas, hijas de mi hermano Basilio…
Niten es tema de conversación familiar, es parte de los planes familiares, es una rutina familiar, es un elemento siempre presente en la vida familiar pero, por sobre todo, ha sido un impulso positivo para todos, sobre todo, para los más chicos de la familia y eso es algo por lo que nunca terminaré de agradecer a mi Sensei.
Arigato gozaimashita!
Arigato gozaimashita!
Domomo arigato gozaimashita Sensei!
Sayonara arigato gozaimashita
Unidad Buenos Aires
Iván

--------------------------------------------------------------------------------------------------



ARIEL:


Konitiwa Yoroshiku Onegaishimassu
Hai Sensei!
Entrenar en Niten siempre ha reforzado nuestros lazos familiares. Desde luego entre aquellos que entrenamos, pero también, esa energía es contagiada a los familiares que no lo hacen, o no por ahora.
Durante las reuniones familiares siento que llevamos la responsabilidad de pertenecer a Niten. Estar atento a los demás y con todo lo que pueda ser necesario colaborar… es un peso no sufrido que dirige nuestras acciones y conductas por el mejor camino que conozco.
He notado que puntualmente después de usar el bogu y cruzar espadas nuestras expresiones cambian, tenemos una sonrisa en el rostro difícil de ocultar, volvemos a nuestras casas felices, con un espíritu más tranquilo.
Estoy muy agradecido con mi padre por haberme incorporado a este camino y de una manera sabia nunca haberme permitido desistir. Y con mi tío Basilio, que siempre me ha incentivado y ayudado en el camino de todas las maneras posibles. También quiero mencionar a Flavio Fontana a quien considero parte de mi familia y ha sido compañero de entrenamiento desde que comenzamos.
Me pone muy feliz ver a mis hermanos Ciro y León dando los mismos pasos que yo ya he transitado, pero viviéndolos a su manera. Espero que cada palabra de Sensei en los momentos de oro les quede grabada y les sirvan tanto como a mí me sirvieron, me sirven y lo seguirán haciendo
Arigato gozaimashita Senpai Joel! A quien siento como un hermano mayor que hace que la familia Niten Argentina siga creciendo.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei!
Sayounara Arigato Gozaimashita
Ariel Parachin
Unidad Buenos Aires

--------------------------------------------------------------------------------------------------

BASÍLIO:

Konitiwa Yoroshiku Onegaishimassu Sensei
Onegayshimassu Sensei,
Me inscribí en Niten para hacer una actividad deportiva ya tiempo atrás hacia mucho ejercicio pero me encontraba en un momento muy sedentario ya que estaba todo el día sentado frente a una computadora trabajando... eso ya hace 12 años.
Desde el principio me gustaba la idea de además sea una actividad que compartiría en familia, pero nunca hubiera imaginado que al día de hoy seguiría practicando y que mi familia se involucrase tanto. Hoy soy feliz de que seamos 5 practicando pero aun mas feliz es que en nuestro futuro habrá muchos Parachines Niten (la familia crece rápido)
Tengo la gracia que nuestra familia (que no practica) respeta nuestra practica en Niten. Los cumpleaños o encuentros son movidos para otras fechas, no tenemos que explicar que en alguna fecha no estaremos ya que tenemos un evento de Niten, se nos desea suerte o éxitos cuando salimos para entrenar. En fin, saben que es parte de nuestras vidas.

En la vida nos educamos para sobrepasar los obstáculos y ser felices. Aprendemos de nuestros padres, nuestro entorno y de nuestras propias experiencias. Resulta difícil, así pues, prepararnos para obstáculos que no están en nuestro ámbito actual y por eso, si uno no tiene el don natural para superar algún obstáculo nuevo simplemente cae.

Niten me permite (nos permite) adquirir y practicar conductas y habilidades que es prácticamente imposible encontrar o practicar fuera; me permite extender mis limites y me muestra mis puntos a mejorar. Me ayuda a crecer como persona, como profesional, como hijo y como padre.

Fuera de Niten pasando cierta edad nadie mas se preocupa para que aprendamos, nadie mas te muestra los puntos flacos para que crezcas (salvo la familia).

Este crecimiento lo vivo en familia, veo crecer a mis sobrinos que ya adquieren habilidades que yo adquirí mucho tiempo después (o algunas que todavía sigo entrenando), veo a mi hermano, explicándoles cosas mas fácilmente ya entienden mejor a través de la practica y lo que es mas importante, los veo felices compartiendo en familia como lo estoy yo.

Será la receta con "amor y bushido" como una vez escuche decir a Sensei?

Ni bien mis hijas puedan iniciar las practicas estarán ahí en el dojo de Kimono y Hakama y por suerte verán caras conocidas y por suerte conocerán nuevas caras.


Domo arigatou gozamashita Sensei

Sayounara domo arigatou.
Basílio Parachin 


Tags: Familia,


Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    contact@niten.org