O Samurai moderno reverencia os antepassados dos cavalos, mortos em batalha no passado.
Desenho de Gabriel Impieri
Nota: Pelo seu poder de alcance e capacidade de corte a Naginata foi muito utilizada em batalhas contra a cavalaria, com o objetivo de atacar as patas dos cavalos.
Pinheiro - ManausOhaio gozaimassu senpai Impieri,
realmente como o senpai disse é uma imagem linda, já virou meu papel de parede do notebook.
Arigato gozaimashita ! (Continues)
Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Senpai Impieri!
Excelente imagem!
Que o Ano do Cavalo seja também o da Naginata que dá a vida!
Arigato gozaimashita! (Continues)
Resolvi adiantar a promessa de 2014 e comecei as aulas de Iaijutsu antes de 2013 terminar. Apesar da preguiça, calor, e dos exageros natalinos, fui no treino de sábado, finalmente.
Tirei a sorte grande ao pegar um treino com poucas pessoas, estávamos em quatro (Senpai Hori, Senpai Ana Tomita, Senpai Marcia e eu). Tive o privilégio de ter minhas primeiras instruções com eles, foram muitíssimos atenciosos e generosos comigo.
A sensação de treinar Iaijutsu é muito diferente de Jojutsu. A relação com o tempo é outra. Tudo torna-se mais denso, sentia que cada movimento carregava muito mais do que a ação em si. Não cortava o ar, eu treinava para cortar uma pessoa. Parece que o tempo pára. Tive a oportunidade de saborear uma profundidade da qual ainda não sou capaz de compreender. Percebi sensações entrelaçadas de fúria e compaixão. Algo despertou no meu interior, coisa ainda que não saberia descrever. Foi um dia especial.
Arigatou gozaimashita pela oportunidade, Sensei.
Aproveito para desejar um excelente início de ano, com a força e a beleza do Cavalo.
No dia 14 de dezembro a unidade Porto Alegre realizou o Bonnenkai, festa de confraternização da unidade. Após um Shiai de confraternização e de uma batalha emocionante, a batalha dos balões todos puderam partilhar de momentos descontraídos na beira da piscina, com direito a música ao vivo e aquele churrasco gaúcho. Também contamos com a presença do colega Augusto Souza de São Paulo que se deliciou com a famosa ovelha assada pelo nosso companheiro Terres.
O Hino do Niten, composto pelo músico e monitor do Niten: João Vicente, da banda Nenhum de Nós, por ocasião das comemorações de 20 Anos do Instituto Niten, ganhou um novo arranjo para a trilha sonora do Video da Restrospectiva 2013.
A versão foi adaptada pelo Coordenador Christian Ventura de São José do Rio Preto.
Confiram no EGAN 2013-03 de Dezembro a nova versão, com as imagens do ano e a mensagem de final de ano do Sensei!
Saiu hoje, 14/ago na Folha no caderno Cotidiano C10 A foto é de Eduardo Knapp, repórter-fotográfico da FOLHA SP Sábado, 17/ago pela manhã estaremos no Parque do Ibirapuera , Portão 6 (Av. IVºCentenário) promovendo mais um evento em comemoração aos 20 anos do Instituto Niten, com treino livre a todo o público interessado!
Konnichiwa !!! Quem nos dojos do Niten gosta de mangá? Pois bem, foi lançado o box com 3 DVD`s contendo toda a saga cinematográfica do mangá "Lobo Solitario". Não é animação, é filme mesmo!!! A saga foi filmada nos anos 70 e conta de forma resumida toda a história do samurai conhecido como "Lobo Solitario". Encontrei o box na Livraria Cultura novamente... A capa está muito bonita, toda vermelha e ilustrada. Vale a pena... Aproveitem, pois é cultura japonesa da boa !!!
Sayonará gozaimashita !!!!
Sinopse da distribuidora - Japão, século XVII. Vítima de uma conspiração do clã Yagyu, o samurai Itto Ogami, o executor oficial do Xogum, tem a esposa assassinada e cai em desgraça, acusado de traição. Ao lado do filho Daigoro, ele sai em busca de vingança, tornando-se o mercenário Lobo Solitário. É o início de uma violenta saga que envolve traições, honra, família e filosofia samurai.
Rangel - São PauloKonnichiwa
Eu tenho uma noticia boa com respeito ao box `Lobo Solitário`. quem comprá-lo na Livraria Cultura, ganha um pôster de brinde. eu já comprei o meu e ganhei !! Legal, né?
Sayounara gozaimashitá !!! (Continues)
Olá pessoal. Conversando com os colegas de minha unidade, percebi que devo dar uma dica de DVD para todos. Já foi lançado a trilogia ``MUSASHI - TRILOGIA SAMURAI" de HIROSHI INAGAKI. É clássico pois o primeiro filme ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro!
Release "Musahi: Trilogia Samurai, caixa com 3 DVDs que traz a mais famosa adaptação para o cinema do épico livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, que narra as aventuras do lendário samurai Miyamoto Musashi (1584-1645), um dos heróis nacionais do Japão. O grande ator Toshiro Mifune (Rashomon) interpreta Musashi nessa superprodução dirigida por Hiroshi Inagaki (O Homem do Riquixá). A primeira parte da trilogia ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro."
Depois do Gashuku de 7,8 de Julho, a turma que ainda esperaria o horário de voltar para suas cidades se reuniu para um almoço e birudô num restaurante coreano de São Paulo. Na foto boa parte do pessoal, e tirando a foto, o Cortes do Rio!
Imagem digital sobre estátua de Kusunoki Masashige. Criação Luciana Lebel
Buscando imagens relacionadas a samurai para criar uma arte digital, acabei encontrando a foto desta bela estátua que fica em Tóquio. A impressão que tive é de estar olhando para um verdadeiro samurai do Japão antigo, a imponência, o movimento do cavalo, a estética da armadura, tudo perfeito. Transmite bravura, honra e fúria. E por ser algo esculpido, 3D, salta aos olhos das imagens clássicas que observamos pintadas. Em várias fotos tiradas por turistas desta mesma estátua, observada de diversos ângulos, é um samurai completo como o dos ideais. Uma obra de arte e um símbolo incrível.
Naturalmente eu ia querer saber quem era esse guerreiro retratado. E então, em meio às pesquisas, conheci a história de Kusunoki Masashige (1294-1336), símbolo de lealdade para o povo japonês.
Mais uma vez, foi com grande alegria que nos reunimos. Brotas foi mesmo uma excelente escolha e a organização e o empenho dos colegas de espada tornaram esse encontro inesquecível.
Decidira não participar e me limitar a chegar à Adm na segunda-feira após o encontro para iniciar meu shugyo, mas a pertinência da argumentação de senpaiWenzel em eu emendar os dois me ajudaram pela mais feliz das escolhas.
Já na sexta-feira, o treino de final de tarde aqueceu os ânimos e passara por minha cabeça que sensei não daria ponto sem nó: reunir os graduados e não por um por um na ponta da espada não é do feitio dele... Todos lutamos sob 42 graus celsius do telhado do ginásio municipal. O que se repetiu no sábado pela manhã.
O rafting era o refresco desejado depois daquele treino matinal. E só percebi o quanto o era assim, quando, já dentro do bote, deram uma remada na água molhando nós todos! Pensei: Caramba! É isso mesmo que eu preciso! E fiz questão de me manter bem molhado; os outros também!
A farra ao longo dos vários quilômetros rio abaixo era animada com remandas ritmadas por palavras próprias à atividade: "WHISKI! WHISKI!
WHISKI!" Depois começamos ser mais específicos: "BLACK! LABEL! BLACK! LABEL! BLACK! LABEL!" Sendo que a primeira palavra era de todos e a do contra-ritmo do Rodolfo de Recife, quem, aliás sugeriu o grito de guerra do bote: "PRA RACHACHÁÁÁÁ!!!" (Grito de guerra dos cangaceiros antes de seus ataques.) As marcas evoluíram até chegar a: "PRESI! DENTE! PRESI! DENTE!" Mas essa não fez o mesmo sucesso das outras...
O contraponto ao agito do rafting foi a montaria no domingo, que nos ensina que, em resposta a alguma grosseria, chamar alguém de "cavalo" é, no mínimo, uma ofensa aos equinos, dada sua sensibilidade.
Jantares e almoços foram os momentos fortes de conversa com os colegas e com o sensei, que sempre tem algo novo e, eu diria, ajustado a nos ensinar, até individualmente. Como somos cada um universos distintos, praticando um modo comum de relacionar-se com a vida, ajustes são mais que apropriados e convenientes.
Esses encontros com os colegas, com o sensei, com a vida nos dá mais do que a chance de encontrar um sentido para esta última, mas oportunidades de nos sentir vivos em cada momento de nossas próprias vidas.
A todos os Samurais do Instituto Niten a todos os Samurais do Brasil que agem e vivem em busca das virtudes de Honra , Lealdade, Coragem, Justiça, Compaixão, Razão e Sabedoria e em especial ao nosso Sensei Jorge Kishikawa
Omedetou Gozaimassu! Parabéns! pelo dia do Samurai comemorado hoje, 24 de abril
oficialmente nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba, Campinas, Guarulhos, estado do Paraná, estado do Amazonas, estado de Santa Catarina; em todas as unidades do Instituto Niten no Brasil, Argentina, Chile, México e Uruguai; e no coração dos mais de 10.000 alunos do Sensei !
Hoje é o dia que comemoramos uma vida correta, intensa e feliz, com compaixão ao próximo, coragem e honra em cada momento do dia-a-dia. Hoje comemoramos este sentimento que para nós é: Ser Samurai!
Thiago Madeira - ManausOtanjoubi Omedetou Gozaimassu Sensei!
Desejo muita saúde, prosperidade e FÚRIA!
Domo Arigatou Gozaimashita pelo Instituto Cultural Niten!
Sayounara! (Continues)
Naomi Okamoto - São PauloOtanjoubi Omedetou Gozaimasu Sensei!
Aos samurais de todo Brasil e exterior um grande parabéns por este dia.
Arigatou Gozaimashita.
Sayounara (Continues)
Felipe Sarrat - NiteróiOmedetou Gozaimassu a todos os samurais e colegas de espada do Brasil e do exterior. Otanjoubi Omedetou Gozaimassu, Sensei. Seus ensinamentos têm sido muito importantes para mim.
Sayounará
Felipe `Sarrat`
Unidade Niten - Niterói (Continues)
FRANCISCO SOBRAl - fortalezaOtanjoubi Omedetou Gozaimassu!
Ao Nosso sensei Jorge Kishikawa!
Saúde e Prosperidade!
Arigatou Gozaimashitá!
Sayounará
FRANCISCO SOBRAL-FORTALEZA (Continues)
omar marques - NITERÓIOtanjoubi Omedetou Gozaimassu!
Ao Nosso sensei Jorge Kishikawa!
Saúde e Prosperidade!
Arigatou Gozaimashitá!
Sayounará!
Omar Marquez Niten Rio - Niterói (Continues)
por Vinícius Faustini - Jundiai - SP/Jundiai - 28-Mar-2012
Konichiwayoroshikuonegaishimasu !!
Bom, estou aqui para falar o que representou pra mim esse Gashuko.
Eu estava acostumando a treinar somente na minha unidade, com os meus colegas e o nosso senpai. Estava acomodado. Tanto que quase que não participei do gashuku por pura preguiça. Pensei que iria "perder" meu fim de semana, enquanto poderia muito bem ir em alguma festa ou algo do tipo. Mas o pouco treinamento que já tive falou mais forte, abri mão da minha comodidade e decidi que me entregaria por todo a essa experiência.
Acordei 5:15 para poder pegar carona e chegar a tempo no templo. Fomos um dos primeiros a chegar e logo ali começou a minha batalha. De início não conhecia ninguém e não tinha a minima ideia de como seria o treino. Mas vieram os keikos e as refeições e eu fui conhecendo pessoas de outras unidades e outras técnicas quando, um pouco antes de dormir, descobri que mesmo nesse pouco tempo, havia aprendido muito e que tenho infinitamente mais para aprender. Me senti parte da família Niten. E finalmente entendi pra que é necessario tanta Persistência, Makenki !
Decidi que todo sábado irei de ônibus ou trem para São Paulo para poder treinar. Para poder ajudar de qualquer maneira possível e treinar.
Queira por fim agradecer por tudo, pelo que aprendi, e princialmente pela oportunidade..
roseli - Fiquei muito feliz em ver o depoimento de meu filho, pois ele é um jovem muito determinado e gosta muito de treinar.
Esses treinos são muito importantes para os nossos jovens. (Continues)
por Ana Cláudia - Rio de Janeiro - blog - 28-Mar-2012
Li a mensagem em homenagem ao Dia da Mulher e fiquei pensando na primeira vez que vi o Sensei pessoalmente, porque ele fez uma coisa que nem sei como classificar. Demonstrou com um colega, nem lembro mais quem, aqui do Rio. Chamou todo mundo pra olhar, deu aquele mole clássico com o ``kote`` esquerdo, o colega veio feliz de espada cheia e o Sensei simplesmente largou a espada da mão esquerda e golpeou com a mão direita. Acho que foi o maior susto que levei na vida, sério. Pior que o demônio saindo da tela no primero Poltergeist. Até porque o Sensei não deixou uma espada cair no chão pra pegar outra do ar ou da cintura. Ele largou a espada, recolheu a mão pra não ser atingido, esticou a mão de novo, pegou a mesma espada e ``matou`` o adversário. Se eu fosse cardíaca, tinha morrido ali - mas feliz da vida!
O que quero dizer é que estou longe, mas nunca longe demais. Parabéns a todos por todas as conquistas. Quando for possível, volto. E sou muito fã de vcs tods, samurais em formação. e principalmente do Sensei, que nos dá essa força pra perseguir nossos objetivos. Muitos beijos daqui do Rio.
Luciana - Rio de JaneiroQue boa surpresa ver aparecer a sumida!
Adorei o depoimento sobre o golpe Poltergeist!
Espero que um dia possa voltar, mas enquanto isso, continue ainda por perto! :)
The website of the Niten Institute aims to transmit information about the universe of samurai sword arts and Japanese culture to students of the Institute and to those interested in general.
This site reserves the right to transmit only what is in accordance with its proposals, guaranteeing the seriousness of its content. In respect of this same right to propagate and endorse only what is recognized as approved by the Institute´s management, we reserve the right to reply.
The texts on this site are subject to correction and do not necessarily reflect the views of the traditional schools with which we have links.
The articles of authorship of the Niten Institute can be reproduced, quoted and distributed freely, provided that this is done for free. We only request that the address of the source be disclosed.
Other authors´ articles - listed in the Bibliography of this site - are protected by copyright. The quotations are made according to the permission of Article 46 of brazilian Law 9.610 on Copyright. Materials of United States origin are cited under the authority of the Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
The Niten Institute respects the intellectual property of others. If you believe that your work has been violated, please contact us so that this can be remedied.
To better protect the privacy of its visitors, Instituto Niten undertakes not to disclose the personal data of those who contact us and register in our newsletter.
We also agree not to send spam, and we restrict ourselves to only responding to questions and requests that are sent to us via email.
The Niten Institute sends its registered members only their Newsletter, EGAN, to those who have opted to receive it, or in an attachment to an answer to questions sent by email or our form.
The Niten Institute website is developed by the Institute´s management team.
We thank all the students and friends who contributed and added some of their energy to the site.