Ir para o Conteúdo

Newsboard


O Livro do Vento

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

O Livro do Vento (Kaze no Sho), de Jiro Taniguchi e Kan Fukuyama, é uma publicação em mangá de um único volume, com 240 páginas, trazida ao Brasil pela Panini. O tema principal do mangá é a família Yagyu, que teve importância fundamental no Japão na época feudal em torno de 1650. Um pergaminho é roubado do templo da família, que é protegido por Retsudo Yagyu. Assim começa uma investigação repletas de conspirações e traições, retratadas no enredo e no traços de Taniguchi e Fukuyama

Tags: MangaAnime,

Rurouni Kenshin - Samurai X

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Rurouni Kenshin (Kenshin, o andarilho) conta a história de Kenshin Himura, um espadachim andarilho que após dez anos vagando sem rumo pelo Japão encontra o Dojo Kamiya Kashin e pessoas que se tornariam uma família para ele.
O nome ocidental da série (Samurai X) é um equívoco, pois Kenshin nunca foi um samurai e sim um ronin. Era um assassino que, durante a Era Tokugawa, trabalhava para os monarquistas que desejavam a restauração do poder nas mãos do imperador. Nessa época, ficou conhecido como “Battousai, o retalhador”, pelas inúmeras mortes que causou com sua habilidade no Battoujutsu (técnica que num movimento rápido, saca a espada para realizar o corte). Mesmo com a vitória dos monarquistas, que marca o fim do Xogunato Tokugawa e o início da Era Meiji, Kenshin se arrepende por ter tirado tantas vidas e decide nunca mais matar. Apesar disso, a sombra de Battousai continua perseguindo Kenshin em sua nova vida.
A série foi criada por Nobuhiro Watsuki em mangá, e posteriormente adaptada para anime, com algumas alterações.

Tags: MangaAnime,

Samurai Champloo

por Redação - blog - 09-Mar-2010

Criada por Shinichiro Watanabe, Samurai Champloo é uma série de anime que foi lançada no Japão em 2004 e chegou ao Brasil em 2006. Há também uma adaptação para mangá, lançada no Brasil pela Panini.
A história se passa em uma versão fictícia da Era Tokugawa, onde são misturados elementos da época e elementos atuais, como o hip-hop. O enredo é simples, contando a trajetória da jovem Fuu, do vagabundo Mugen e do ronin Jin, que atravessam o Japão á procura do “Samurai com cheiro de Girassóis”,em uma época em que os estrangeiros eram proibidos de pisar do país e práticas ocidentais como o cristianismo eram retaliadas.

Samurai Deeper Kyo

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Samurai Deeper Kyo é um mangá de Akamine Kamijou, com uma versão em anime de 26 episódios produzida pelo estúdio Deen.
A história começa na Batalha de Sekigahara, na qual se destaca um samurai chamado Kyo, conhecido como Olhos de Demônio (Onime no Kyo). Esse nome se deve aos seus olhos vermelhos e por ter assassinado cerca de mil homens. Anos mais tarde, um jovem farmacêutico chamado Mibu Kyoshiro é capturado pela caçadora de recompensas Shiina Yuya. Mas, para a surpresa de Yuya, ela descobre que Kyoshiro tem presa em seu corpo a alma de Onime no Kyo, o poderoso samurai da Batalha de Sekigahara.

Tags: MangaAnime,
comments   2 of 2

Redação - NitenArigato Gozaimashita pela contribuição Daniel. Acrescentamos Samurai Deeper Kyo e Bakumatsu Kikansetsu Irohanohihoheto à nossa lista.
Esperamos que goste! (Continues)

Daniel Cerveira Sallenave - Porto Alegre Em se tratando de anime, há dois animes relativamente recentes que merecem atenção pelo fundo histórico relacionado aos samurais. São eles Samurai Deeper Kyo e Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto.

Samurai Deeper Kyo trata da vida de um jovem farmacêuti (Continues)

Vagabond

por Redação - Niten - 09-Mar-2010

Vagabond é um mangá criado por Takehiko Inoue, que conta a história do lendário samurai Miyamoto Musashi.
Baseada no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, a série é publicada no Japão desde 1998 pela Kodansha e tem feito grande sucesso desde então. O sucesso do mangá ultrapassou os limites das terras nipônicas e já vendeu mais de 22 milhões de cópias ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é publicado pela Editora Conrad. Entre todas as publicações envolvendo samurais e espadas, Vagabond é uma das que aproxima da realidade histórica, passando por importantes episódios como a Batalha de Sekigahara.

Tags: MangaAnime,

Intercâmbio Guarulhos X São José dos Campos

por Osmar - Niten Garulhos - - 09-Mar-2010

Konnchiwá Mina-san, Em mais de meio século de experiência, tenho sempre buscado o conhecimento. Nestes quase dois anos Niten, tenho encontrado o caminho. O Niten propicia sempre renovação, a cada dia me sinto melhor em minhas atitudes, na percepção dos fatos e sem dúvida alguma fiquei mais determinado com o conhecimento até aqui assimilado. Treinar, inovar, treinar, melhorar, treinar, conhecer. Treinar, Treinar, Treinar, o caminho só será alcançado com muito esforço e determinação! Nesta terça-feira próxima passada, a Unidade Guarulhos cruzou espadas com a Unidade S.J.dos Campos. Na busca do Caminho, sempre devemos descobrir os pontos fortes e fracos do oponente, e nada melhor que o “Intercambio”, para testar nossas habilidades com outros Samurais. Em um treino dinâmico, tivemos a oportunidade de conhecer e cruzar espadas com diversos Samurais de São José. Particularmente acredito que nosso “Kiai” esteve mais forte, nosso “Kamae” mais preciso, nossos golpes mais rápidos, nosso aprendizado progrediu. Valeu!!!

comments   2 of 2

Teixeira - Rio de Janeiro - Osmar,
Esse é o nosso caminho. Treinar, melhorar, progredir.
Fico feliz pelo seu treino.
Espero que um dia também possamos cruzar espadas e progredir juntos.
Sayounará
Teixeira - Unidade Rio de Janeiro (Continues)

Furtado - Brasília - DF - Omedeto pelo intercâmbio.
Já tivemos a oportunidade de cruzar espadas com o Niten Goiânia e foi uma experiência ótima. É sempre bom conhecer novos samurais. (Continues)

Galeria - Urbanavicius

por Brenda - Niten Adm - - 08-Mar-2010

Konbanwa Mina San! Passeando pela net encontrei o Flickr do Aluno Bruno Urbanavicius do Niten São Paulo. Vejam Só! Ah, se quiserem ver maior basta clicar nas imagens Sayounara!


http://www.flickr.com/photos/urbana-bruno/

Foto de um século ou mais

por Krysamon - Niten Rio de Janeiro - - 05-Mar-2010

A fotografia abaixo, por incrível que pareça, foi tirada há mais de um século. O fotógrafo foi Adolfo Farsari. As imagens que ele capturou, de um mundo que não existe mais, são estonteantes. A história de Farsari é quase tão interessante quanto as fotografias que ele tirou. Farsi era um ex-alistado da União durante a Guerra Civil, ele se tornou o cronista oficial do ocidente para imagens das paisagens e vida cotidiana do Japão no fim do século XIX, produzindo imagens em sépia em seu estúdio, que depois eram coloridas à mão por artistas locais. A proficiência técnica de Farsari é impressionante, dadas as limitações da época. O resultado final fala por si mesmo. Saiba mais; Adolfo Farsari na Wikipedia

comments   3 of 3

Teixeira - Rio de Janeiro - Krysamon,
Arigatô pelas fotos e pela explicação.
É difícil imaginar nos tempos atuais uma fotografia sendo colorida manualmente.
Fica o registro para que todos vejam que quando o trabalho é bem feito sobrevive ao tempo.
Teixeira (Continues)

Krysamon - Rio de Janeiro - Kombawa Douglas, realmente ver essas fotos é viajar no tempo. Eu mesmo me pego viajando para dentro delas na tentativa de entender melhor o espírito do povo japonês. (Continues)

Douglas - Belo Horizonte - Ohayo Gozaimasu!
Gostei muito desta matéria!
Inclusive entrei na indicação do site da Wikipédia e conheci várias fotos que retratam um cotidiano difícil de entender somente lendo os livros. Uma vida simples sem muitos confortos, no entanto de uma riquez (Continues)

Notícias do Chile

por Wenzel - Niten Chile - - 03-Mar-2010

Mina San, Nestes dias muitos me perguntaram como estavam nossos hermanos do Niten no Chile. Ontem recebemos notícias deles e repasso a todos aqui no Blog dos alunos como combinado com Patrício: Sempai, Te escribo recien ahora, como a las 2:25 de la madrugada. Afortunadamente no hay problemas graves con nosotros o con algún alumno, hasta ahora; solo pérdidas materiales, problemas en algunas casas, rompimiento de losas y enseres domesticos. En el dojo de Santiago Centro, no hubo problemas estructurales en la propiedad pero si rompimeinto de paredes interiores, la que ya están en proceso de reparación. Hoy estubimos con Jaime desde la mañana hasta media noche trabajando allí y continuaremos mañana. Esperamos reanudar las clases el Miercoles (cuarta). En Unidad Maipu no hay problemas, solo que en esa zona no hay luz por lo que las clases de noche aun no se pueden realizar. La tragedia es enorme, nunca habia sentido algo tan tremendo, la fuerza del movimiento te impedía estar de pie sin afirmarte. En zonas costeras, al sur de Chile (concepcion) hubo Tsunami; mucha gente murió producto de las tremendas olas que arrastraron todo a su paso volviendo al mar con casas, autos, personas; fué horrible. Pero ya pasó, ya no se sienten réplicas ni movimientos. Para ustedes debes ser muy raro, ya que no hay temblores en Brasil. En todo caso esto no es frecuente. Yo recuerdo el anterior que fué en el año 1985, no tan fuerte eso si. Ya te contaré cuando nos veamos. Respecto de eso, no hubo reunión hoy con la TV según lo programado, apenas sepa te informo y vemos si es preciso cambiar fecha. Arigato por vuestra preocupación. Sayonara

Notícias do Chile

por Wenzel - Niten Chile - - 03-Mar-2010

Mina San, Nestes dias muitos me perguntaram como estavam nossos hermanos do Niten no Chile. Ontem recebemos notícias deles e repasso a todos aqui no Blog dos alunos como combinado com Patrício: Sempai, Te escribo recien ahora, como a las 2:25 de la madrugada. Afortunadamente no hay problemas graves con nosotros o con algún alumno, hasta ahora; solo pérdidas materiales, problemas en algunas casas, rompimiento de losas y enseres domesticos. En el dojo de Santiago Centro, no hubo problemas estructurales en la propiedad pero si rompimeinto de paredes interiores, la que ya están en proceso de reparación. Hoy estubimos con Jaime desde la mañana hasta media noche trabajando allí y continuaremos mañana. Esperamos reanudar las clases el Miercoles (cuarta). En Unidad Maipu no hay problemas, solo que en esa zona no hay luz por lo que las clases de noche aun no se pueden realizar. La tragedia es enorme, nunca habia sentido algo tan tremendo, la fuerza del movimiento te impedía estar de pie sin afirmarte. En zonas costeras, al sur de Chile (concepcion) hubo Tsunami; mucha gente murió producto de las tremendas olas que arrastraron todo a su paso volviendo al mar con casas, autos, personas; fué horrible. Pero ya pasó, ya no se sienten réplicas ni movimientos. Para ustedes debes ser muy raro, ya que no hay temblores en Brasil. En todo caso esto no es frecuente. Yo recuerdo el anterior que fué en el año 1985, no tan fuerte eso si. Ya te contaré cuando nos veamos. Respecto de eso, no hubo reunión hoy con la TV según lo programado, apenas sepa te informo y vemos si es preciso cambiar fecha. Arigato por vuestra preocupación. Sayonara

comments   5 of 7

Simonassi - Vitória - Fico feliz em saber que nossos colegas estão bem no Chile. Conheci Jaime no último Gashuku; sempre com um sorriso amigo ou com olhar atento aos ensinamentos. Espero que ele e os demais samurais chilenos mantenham este espírito de atenção e otimismo, firme (Continues)

Iván - Buenos Aires, Argentina - También nos preocupó la suerte de nuestros camaradas chilenos y nos alivia saber que están bien. Arigato Sempai. Para nuestros hermanos chilenos: ¡GAMBATTE... HOY MÁS QUE NUNCA! (Continues)

Kenzo - Rio de Janeiro - Aos Samurais Chilenos. Também estive muito preocupado. Fico feliz em receber notícias. Gostaria de poder ir e ajudar. Se estiverem precisando de algo, falem conosco! Hasta luego hermanos ! Gambatte! (Continues)

Holschuh - Campinas - Foi um grande alívio receber notícias do Chile, Domo arigatogozaimashita por repassa-las, Senpai.
É bom saber que todos estão bem, dentro do possível, e que não houve nada de mais grave.
Espero que a normalidade retorne em breve a todos do Chile.
Estam (Continues)

Furtado - Brasília - Também estava preocupado com todos no Chile, cheguei até a comentar com o Sempai Ricardo se ele tinha notícias de vocês.
Arigato gozaimashita Sempai Wenzel e mando forças para vocês no Chile. (Continues)

More Comments

Treino com a Comitiva do Niten em Santos

por Ragusa - Niten Santos - - 26-Feb-2010

Este relato é sobre o treino do dia 20 de fevereiro em Santos, com o Sensei e Comitiva na Unidade Santos. Meu terceiro treino, e lá estou eu, eis que chega a comitiva, no mesmo procedimento ágil de preparar e iniciar o treino. Tive a honra de reencontrar com alguns Senpais e o Sensei, e isso no terceiro treino. Sorte? Muita! Após o treino, no Momento de Ouro, o Sensei reforçou a importância da Renovação, desta vez falando sobre a repetição. Repetir é renovar. Na praia, esta sim foi a grande surpresa do dia, aquele ensinamento do Bushido que levei pra casa. Estávamos todos reunidos em volta do Sensei tomando caipirinha para relaxar do treino e escutando alguns ensinamentos. O Sensei falava sobre a importância de nós conhecermos a malícia, não para praticar a maldade e sim para sobreviver. Nenhuma empresa quer uma pessoa que apenas estudou a vida toda e não viveu, não compartilhou momentos com outras pessoas, que consequentemente não vai saber se portar em situações adversas. Muitas palavras que o Sensei ali falava estão contidas na Shin Hakagure, que eu infelizmente não tive a oportunidade de ler, e não vou ler, pois segundo o Sensei, o Shin Hakagure está sendo revisado com novos verbetes, e este sim eu vou ler, pois eu quero o novo, o Renovado. Na volta subindo a areia em direção ao calçadão, para irmos ao estacionamento e retornamos ao Dojo, um grupo de pessoas jogavam bola, um deles chutou a bola em direção ao Sensei, que num átimo se esquivou abaixando-se rapidamente. O Sensei riu de leve olhou para mim e o Senpai Lucas que estávamos próximos e disse: - Isso porque eu tomei caipirinha. A única coisa que o Senpai Lucas conseguiu dizer foi: - Sem palavras Sensei. Acho que eu teria levado a bolada, na velocidade e da forma inusitada em que veio, levaria com certeza, tanto que eu só vi o Sensei abaixado depois de desviar. No mesmo momento fiquei pensando “A soma das palavras do Sensei, mais isso que acaba de acontecer daria um relato no Blog dos Alunos!”, Este foi meu terceiro dia de treino. No primeiro observei o Niten como um todo, neste tive a oportunidade de ver a pessoa do Sensei mais de perto. Mais ensinamentos, mais paz, mais harmonia e mais respeito. Domo Arigato Gozaimashita Senpais Domo Arigato Gozaimashita Sensei!

comments   1 of 1

Pinheiro - Manaus - Nossa que dificuldade que eu estava tendo para comentar aqui.
Esse incidente realmente deixa a pensar e adimirar as habilidades do sensei, mas também me lancei numa dúvida e quero a opinião dos mais sábios sempais, qual seria o certo? Avisar o sensei do (Continues)

Sensei em Wakigamae

por GIlberto Vieira - Niten São Paulo - - 23-Feb-2010

Konnichiwá Mina San! Aproveitando que o Sensei anda comentando e lutando muito deste kamae (Wakigamae) quero comentar a luta do Sensei com o Sr° Ni em Santos no dia 30/Jan. Foi uma experiência muito enriquecedora, um aprendizado, ter a oportunidade de visto de perto como é poderoso este kamae. Aqueles que já enfrentaram o Sensei deste kamae, sabe do que eu estou falando! O Sensei ao começar a lutar com o Sr° Ni (5° dan de Kendo do Japão), foram se estudando, sentindo a respiração e a energia um do outro, procurando o momento certo, até que de repente o Sensei acerta um Mem Ippon, foi sensacional a velocidade, técnica, estava atento aos detalhes, observando e apreendendo, lutaram por algum tempo, o Sensei lutando de todos os kamaes até que armou o (WAKIGAMAE) O Wakigamae mudou a trajetória da luta, ficou com uma tensão por parte de Sr° Ni, ele ficou atorduado na luta, começou a perder o maai,(distância) sem saber o que fazer naquela circunstância, parou diante do Sensei, foi aí que vi a força deste kamae, com uma grande velocidade, explosão, foi muito rapido... não dá para ficar citando tudo o que vi, se sem sombra de duvidas tamanha a precisão dos golpes aplicados foi um Mem, que Sr° Ni não acreditava que levou. Ele deve ter se perguntado? De onde veio? Como me atingiu ? Está luta do Sensei no Wakigame, está marcado na minha memoria até agora, estou tentando entender as formas e técnicas ali vista, foram tantas que vi, que não dá para ficar relatando. O Sensei estava de itto contra o Sr° Ni, eu nem piscava, quando parecia que estavam se estudando novamente, sai mas golpes precisos, Mem , Kote, DOo e um Tsuki incrivél ippon sem defesa. Por parte do kendoca, foi muito rápido ele ficou impressionado agradeceu ao Sensei e não acreditava, não estava entendendo de onde vinha todos aqueles golpes como atingia se ele estava ali fechado, no kamae, deixou ele atordoado. Recomeçaram e veio outro golpe sem defesa e ele mais uma vez sem saber como parar aqueles ataques. Quando vi a luta pensei comigo como parar estes ataques? Como sabe de onde vem os golpes? sei o que ele deve estar pensando a mesma coisa agora! agradeceu ao Sensei novamente e meio que se cobrando a defender o próximo e aí não defendeu, todos os ataques feito todos os golpes encaixados, sensacional a força daquele kamae, para um 5° Dan imagino sua frustração em não conseguir defender aqueles ataques, como parar ? - Imagino eu ele se cobrando: como consigo acertar ele? Como desarmar este kamae ? Quem foi para Santos este dia, teve a oportunidade de ver o Sensei utilizando o Wakigamae, é incrível, é muito forte mesmo. Você deve estar preparado emocionalmente para poder lutar contra este kamae, deixar o seu ego de lado, e explorar, apreender tudo sobre ele, Eu já comecei a fazer isto e você ? Sayounara

Marcas do Aprendizado

por Francoy - Niten Ribeirão Preto - - 22-Feb-2010

Konnichiwa! Por uma série de razões, já há um bom tempo não vou às aulas e por entender que qualquer justificativa pode aparentar uma desculpa, deixarei de apresentá-las. Na realidade meus treinos no Niten ocorreram em um período pouco maior que 01 (um) ano, mas o pouco tempo trouxe grande aprendizado. Não propriamente no que se refere ao Iaijutsu, modalidade pela qual imediatamente me apaixonei, muito embora minha intenção originária fosse iniciar os estudos pelo Kenjutsu. Na arte de desembainhar a espada o caminho a trilhar é imenso, tendo sido superado somente o primeiro degrau, qual seja, iniciar os treinamentos e mesmo esse primeiro degrau foi objeto de retrocesso pela interrupção dos passos subsequentes. Já no que cerne ao espírito é nítido a todos que comigo convivem que algo mudou. Tornei-me mais calmo, sereno e confiante, exalando segurança e respeito àqueles, sejam superiores hieráquicos, sejam subordinados, familiares, amigos e conhecidos que por alguma razão dependem de minhas opiniões e decisões como advogado, pai, marido, amigo ou chefe. Acredito que sejam pequenas e profundas marcas do aprendizado moral e mental que o Niten proporciona a todos quantos integrem suas fileiras ainda que momentaneamente e que levarei comigo por toda a vida. Pelo aprendizado obtido, só tenho humildemente a agradecer. Domo arigato gozaimashita Senpais Camilo, Adeval e Donegá

Treino e palestra na Unidade Asa Sul

por Adm - Niten Brasília - - 17-Feb-2010

Mina san ! Nesta quinta-feira, às 19:00, na Unidade Asa Sul, vamos fechar a nossa "programação de carnaval" do Ano do Tigre com um treino bem forte e diversificado! Iniciaremos com Kihon nitto, onde todos podem participar! Treinaremos Niten Ichi Ryu e em seguida haverá treino de todas as modalidades! Encerraremos o treino com uma palestra inédita do aluno Viol, que é Oficial da Força Aérea Brasileira e Instrutor de vários cursos de Salvamento Aéreo. No tema abordado, "busca e salvamento", poderemos aprender um pouco sobre esta importante atividade, e verificar atitudes de responsabilidade, dedicação, coragem e trabalho de equipe, entre outras. Em suma, um assunto muito interessante e importante para todos os samurais modernos. Não percam!!!

comments   5 of 5

Adm. DF - Brasília - Konnitchiwá Niten Rio!
A Palestra sobre Busca e Salvamento é realmente instrutiva e interessante. Vocês terão a oportunidade de conhecer e saber como funciona este serviço no Brasil no próximo sábado (20 março).
Não percam !!! (Continues)

Kenzo - Rio de Janeiro - Esta palestra deve ter sido muito interessante. O Viol poderia fazê-la em outras unidades como no Rio de Janeiro! (Continues)

Bhering - Brasília - Muitíssima instrutiva a palestra apresentada pelo nosso colega Viol. Além dos pontos em comum apresentados entre a base de conduta da sua Organização e os princípios pelos quais o Instituto Niten se baseia, chamou a atenção que temos como dever conhecer a (Continues)

Furtado - Brasília - Uma frase de palestra: ``Trabalho em equipe e mérito de todos``.
Parabéns Viol pela palestra e Niten DF. (Continues)

Derek - Brasília - Domo arigatô gozaimashita ao Niten DF por nos dar a chance de termos uma palestra como essa, e arigatô ao aluno Viol. Foi muito bom, saber um pouco mais sobre o serviço de busca e salvamento no Brasil. (Continues)

Completar é preciso...

por Alessandro - Niten Ribeirão Preto - - 12-Feb-2010

Kombawa Mina San, Todos os dias, saio para combater com estratégia, inteligência, Honra e determinação. Trabalho na área comercial de uma empresa Multinacional e infelizmente por motivos que até o momento não consegui reverter e principalmente pelos motivos que aprendi no pouco tempo que estive no Caminho com os guerreiros do NITEN, não posso ter duas palavras. Pois, “ Samurai só tem uma palavra “ e me comprometi com minha família, meus Pais e também com meus superiores dentro da CIA. me empenhar em sempre ir para frente, sem temores, arrependimentos e principalmente com muita HONRA. Me considero um Samurai e sou visto assim pelas pessoas que me conhecem devido a minha postura, servidão, determinação, educação, justiça e humildade, mas sinto que falta algo muito importante para que me sinta completo. Os treinos, convívio, combates e katas, enfim . . . . .a parte que faz suar, gritar HAI, DO, MEN, KOTE, apertar o OBI, os sons, cheiros, sensações e principalmente se emocionar em ver que temos muito a caminhar. Espero muito em breve ter novamente a Honra de cruzar espadas com todos, rever o Sensei e ouvir transbordar sua sabedoria, um simples caminhar pelo DOJO do Sensei é uma aula de etiqueta, postura e humildade. Me aguardem, eu vou voltar !!!!! Domo arigato gozaimashita Sensei. Domo arigato gozaimashita Senpai Adeval, Donegá e Camillo.

comments   2 of 2

Ramon Ricarte Muiniz Andrade - Fortaleza - Já enviei várias mensagens para o niten!!!Mal vejo a hora de me matricular no niten, seguir o bushido e praticar o Kobudo!
Já fiz uma aula experimental na sede do Henrique Jorge em Fortaleza-CE com o senpai Anderson, agradeço a todos do niten pela compre (Continues)

Krysamon - Rio de Janeiro - Alessandro existe um ditado japonês: ``chihayafuru kami no oshie wa tokoshie ni tadashiki kokoro mio mamoruran`` onde diz ``se alguém tem um coração puro, os deuses irão conceder uma vida feliz``.
Viver dignamente não é só uma maneira dos antigos, sua pe (Continues)

Tampas de Boeiro do Japão

por Ana - Niten Rio de Janeiro - - 10-Feb-2010

Estou sumidíssima, mas sempre carrego o Niten comigo - um dia eu volto. Estou encaminhando esse e-mail porque achei que os colegas poderiam gostar e tirar dele inspiração para um cotidiano melhor. Saudades de ver o senhor e o sensei treinando, saudade de aprender novos katas, enfim, saudades dos treinos e da convivência. Um dia eu volto! Beijo, Ana


Clique

comments   5 of 6

Hélio - Jundiaí - Em 2004, por conta do lançamento do filme ``O Último Samurai``, organizamos vários ``Workshop`` por todo o Brasil. Como bem disse o Sensei, foi tiro para todo lado... E em meio a todo aquele turbilhão, uma frase me chamou a atenção no filme: ``Desde a hor (Continues)

Camila - Rio de Janeiro - Caramba!
Jamais imaginei que eu iria olhar pra um tampa de boeiro e dizer: ``caraca! que lindaa!`` é muito bonita a forma como os japoneses tem a sensibilidade de transformar tudo em arte.Arigato gozaimashita Ana ,belas fotos. (Continues)

Pinheiro - Manaus - Nossa que lindas!!!
Japão realmente é um pais encantador e cheio de novidades.
Esses bueiros são obras de arte! Bem que o Brasil poderia adotar essa prática, deixaria as cidades mais bonitas com certeza.
Domo arigato gozaimashita por essas fotos. (Continues)

Krysamon - Rio de Janeiro - Ana, obrigado por esse susto, pq meu deus até os boeiros no japão são trabalhados! (Continues)

Wenzel - - Kombawa Ana
arigato pela mensagem, pelo carinho e pela inspiração para um cotidiano melhor.
São realmente inspiradoras.
Aproveite bem cada dia, torço para que faça do seu dia, todo dia, sua prática com afinco!
Gambaté!
Wenzel (Continues)

More Comments

Cinco lutas em menos de um minuto!

por Ricardo Lopes - Niten Brasília - - 08-Feb-2010

Neste sábado, 6 de fevereiro, estive pela manhã na unidade Faria Lima - SP, para treinar com o Sensei e os companheiros da espada. Foi para mim um treino bastante intenso, apesar de mais curto, pois tive que sair um pouco mais cedo para ir a Santos, unidade renovada, a um convite do Sensei. Entretanto, quem observasse minhas feições ao final daquela manhã, e meu kimono encharcado de suor, não diria que foi um treino assim tão rápido!... Inicialmente, treinei Niten Ichi Ryu (shoto), sob a supervisão do Sensei, e foi excelente para corrigir erros e detalhes. Agradeço ao Mendes, com quem fiz dupla, pela paciência e dedicação. Em seguida, o Sensei mandou os alunos mais antigos (5º kyu e acima) colocarem bogu e fizemos duplas, para jyugeiko (luta). Eram cerca de 10 graduados naquela ocasião, segundo me lembro. O Sensei ficou "fixo" em uma extremidade e avisou: "a luta será por ippon (um ponto)". A cada vez que o Sensei vencia uma luta (por ippon), fazíamos yamê (cessar), cumprimentávamos uns aos outros e dávamos um passo para a direita, alternando os adversários. Assim, todos podiam enfrentar ao Sensei, e nos "intervalos", lutávamos entre nós. As lutas do Sensei algumas vezes terminavam tão rapidamente que, se quando você estivesse enfrentando outro aluno, ficasse estudando muito, logo ouvia o Yame (a luta do Sensei já havia acabado!), e assim você "passava" esta oportunidade sem dar nenhum golpe. Pessoalmente, lembro-me de ter enfrentado o Sensei, nessa manhã, cerca de cinco vezes. E, infelizmente, creio que, em nenhuma vez, tenho demorado mais do que 20 segundos. Sensei me mostrou as possibilidades de cada kamae que usava, principalmente o wakigamae, golpeando-me ferozmente. Sob pressão e buscando uma saída ante tal adversário, mudei a estratégia, o ritmo, o kamae (chudan, jodan e wakigamae) mas fui notando que o Sensei, mais do que golpear, mostrava-me onde cada um deles estava mais aberto. Um pouco atordoado, percebi ainda que, numa luta de vida ou morte, o tempo parece ter outro significado. Minhas lutas me pareciam até "longas", mas percebendo a velocidade "com que a fila andava", creio que todos os meus embates contra o Sensei, somados, mal demoraram um minuto (a última, então, contra a naginata, pode ser assim descrita: Rei - hadime - tsuki ippon! - Yame - Rei). Quem soube estudar a situação em fração de segundos, experimentar, golpear e receber, tempos depois vai perceber a enormidade desta experiência. Ao final, enquanto os demais continuavam o treino com os alunos mais novos, o Sensei chamou a mim e ao Basílio, da Argentina (também de passagem por São Paulo para treinar), para praticarmos itto wakigamae, e ainda nos mostrou mais uma "possibilidade" de contra-ataque a partir do kamae Hasso. Como as coisas nos pareceram mais simples e claras, então, embora nem por isto mais fáceis! Volto para Brasília ansioso por continuar o treinamento destas técnicas. Aqueles alunos mais atentos poderão observá-las ... claro, em um Jyugeiko! Domo arigato gozaimashita, Sensei, por estes infinitos minutos.

comments   3 of 3

Breno - Niterói-RJ - Incrível!
Realmente,quando se está lutando,perde-se a noção do tempo.
Parece que a concentração é tanta que cada segundo equivale a um minuto.
Grande experiência
Omedetou Gozaimasu! (Continues)

Pinheiro - Manaus - Deve ter sido uma experiência realmente única.
Lutar com o Sensei realmente é um acontecimento único e ainda aprender com ele os pontos fracos e fortes de cada kamae.
Espero ansioso por esse breve dia e parabéns pelo seu aprendizado (Continues)

Furtado - Brasília - Com certeza foi uma experiência única poder lutar com o Sensei desta maneira.
O equivalente a um ano por cada luta. (Continues)

São José nas Quintas

por Anderson Rodrigues - Niten São José dos Campos - - 05-Feb-2010

Estamos (eu e meus colegas de treino ) iniciando neste ano de 2010, inspirados pelos dizeres do ano do tigre , uma campanha com o Senpai Gilberto para que ele possa nos dar mais um dia de treino na QUINTA , aqui em São José dos Campos, e desta forma nos aperfeiçoar cada vez mais no caminho da Espada e nos tornar cada vez melhores com garra e determinação. Agradeço a atenção de todos e que essa solicitação alcance os corações dos responsáveis e seja coroada de êxito. Domo arigato gozaimashita Sensei. Domo arigato gozaimashita Senpai Gilberto. Domo arigato gozaimashita Midori.

comments   5 of 5

sensei - - fiquei sabendo que sao jose vira a sao paulo
bom
em breve estarei em sjc e espero conhece-los (Continues)

Felipe- SJC - São José dos Campos - é isso msm o projeto quinta feira esta lançado
por favor sensei permita o nosso treino as quintas
domo arigato gozaimashita (Continues)

Denílson Leite - São José dos Campos- SP - Apoiado a reivindicação de meus nobres colegas!!!!!!Vamos conseguri mais um dia de treino !!! (Continues)

Cainã - São José dos Campos - Muito boa essa campanha, afinal eu, e acho que todos meus colegas também, queremos nos aperfeiçoar cada vez mais nesse caminho que nos ensina tanto.
Domo arigato gozaimashita (Continues)

Yugue - SJC - Falou muito bem Rodrigues! Apoiado!
Domo arigato gozaimashita minna-san! (Continues)

Revista Combat

por Ariel - Niten Fortaleza - - 04-Feb-2010

Konbanwa, Mina San Um aluno interessado (Paulo Walraven) foi na apresentação do SANA (congresso de Anime e mangá de Fortaleza) e me trouxe no treino um exemplar da Revista Combat que ele tinha guardado em casa. Envio uma foto da capa!

Clique para ver maior

comments   1 of 1

paulo walraven - fortaleza - essa revista é do ano de 1993, se eu não me engano. sensei jorge kishikawa tinha acabado de fundar o instituto niten. e é ele aí na capa! PW (Continues)

Shinnenkai em Santos

por Victor Ragusa - Niten Santos - - 31-Jan-2010

Tentarei ser breve no relato, porém acho difícil, uma vez que não foi apenas uma visita e uma aula teste como havia imaginado. Pra começar o Dojo de Santos estava recebendo vários outros alunos e sempais de várias regiões do Brasil, além de uma visita ilustre de um Sensei do Japão que ao final do treino duelou com o Sensei Jorge Kishikawa. Falarei sobre algumas coisas que eu senti ao chegar no Instituto: Trabalho em equipe, todos trabalhando juntos, carregando os equipamentos necessários para a realização da aula e de forma ordenada e harmoniosa. Harmonia, paz e respeito fluindo naturalmente. Confesso que superou totalmente tudo o que eu imaginava. Sobre a ida a praia, foi outra grande surpresa, tive oportunidade de conhecer e conversar com muitas pessoas de outras cidades e estados, todos com uma grande paciência em me explicar e responder várias perguntas que estava fazendo. Ao final, na confraternização, senti a grande alegria de todos que ali estavam, uma coisa única. Na despedida, o Sensei proferiu algumas palavras para os novos alunos de Dojo de Santos, o que reforçou meu entusiamo para os treinos. Para mim, foi mais que uma primeira aula, foi um sábado inesquecível, sem dúvidas. Uma pena eu não lembrar de todos os nomes, pois como já deixei constar no relato, conheci muitas pessoas, mas espero reencontrar todos novamente em treinos. Arigato Gozaimashita Instituto Niten

comments   4 of 4

Fábio Dos santos souza - Sorocaba - Konnichi wa Shitsurei shimassu Pessoal do Blog, o shinenkai de santos para mim
Foi muito bom tive a oportunidade de conhecer o sensei e mais ainda tive a oportunidade de
Adquirir conhecimentos do sensei ,

saímos de Sorocaba bem cedo para chegarmos no (Continues)

Thiago Madeira - Manaus - Shinenkai. Esse foi para mim algo novo. Vim de muito longe para fazer Shugyo e tive a grande honra de ser convidado a ir a Santos para participar do evento. Renovação. Esse foi o principal tema do Shinenkai. É necessário fazer algo novo, trocar, reparar, (Continues)

Tengan - Santos - Senti-me um pouco perdido no inicio do treino, com a ajuda dos alunos e sempais das outras unidades consegui-me ´´encontrar`` no treino, gostei muito ao final do treino com combates dinâmicos.

Na praia, vocês conseguiram me levar para areia da praia, i (Continues)

Bispo - São Paulo - ´´Havia previsão de chover no período da tarde de 80% e , acredite,
quando mergulhamos para ´´pular as 7 ondas`` os deuses abriram suas densas
nuvens para nos dar o maior presente que todo paulistano gostaria de ter lá: o Sol.`` - Café com o Sensei 01/0 (Continues)



Last posts:


topo

Niten Institute International
+55 11 94294-8956
contact@niten.org