Ir para o Conteúdo

Newsboard


Tag  social        Return to all Posts

Visita ao IKOI- NO-SONO

por Café com o Sensei - Niten - 03-May-2019



Como faz desde que foi fundado, o Grupo de Jovens do Niten realizou uma visita ao Ikoi-no-Sono, asilo e casa de apoio a idosos ligada à colônia japonesa de São Paulo



Carta da Ir. M. Teresia (Coordenadora do Ikoi-no-sono em Guarulhos)

"Depois de 4 anos de visitas, recebemos novamente no dia 07.04.2019, a visita dos membros do Instituto Niten.

Para nós foi uma grande alegria, pois percebemos que nós não éramos esquecidos...
Às 14:00, os idosos já tomaram seus lugares no salão, esperando a visita dos amigos que muitos ainda se lembravam. Certamente, depois de 4 anos, os membros do Instituto Niten não seriam os mesmos e, muitos idosos daquela época, já partiram para a Casa do Pai. O Sr. Kumada havia guardado com carinho a espada que recebeu do Sr. Pacheco naquela oportunidade e mostrava com orgulho o seu presente.

(...)









Continues (complete post)

Tags: Social, Hayabusa, Egan2019_Ago,

Todos Olímpicos

por Wenzel - Social - 23-Aug-2016

Coordenador Wenzel, um dos condutores da Tocha Olímpica da Rio-2016 visitou a escola Apecatu, em Itapevi-SP,
para levar até os alunos do projeto escolar a Tocha Olípica,
contar um pouco da experiência de carregar a Tocha
e dos valores cultivados nos treinos do Instituto Niten.
Todas as crianças participaram desta festa, carregando também a Tocha!




(...)


O projeto Escola Apecatu , www.apecatu.org.br , foi idealizado por Stela Grisotti e Rudi Böhm, pai do Coordenador e oferece educação básica para 80 crianças entre meninos e meninas de 3 a 6 anos de idade, de famílias com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos.

Na página da Apecatu no facebook Rosa Fonseca curtiu e escreveu:

" Rosa Fonseca Esta é realmente uma situação onde "todos são olímpicos". Pois já estão trilhando a estrada de campeões pelo direito básico de acesso à educação na primeira infância. Em especial os alunos da Escola Apecatu, que têm uma escola de primeiríssima qualidade, graças aos seus instituidores, amigos, professores e colaboradores. Parabéns a todos! "


" Eu que tenho a agradecer, por poder vir aqui e estar com as crianças, interagir com a energia sincera e pura delas. As crianças são todas 7ºDan!
São elas que carregarão nossa chama adiante! "

Wenzel Böhm





Continues (complete post)

Tags: Social,

Levar a esperança

por Café com o Sensei - 17-Mar-2016


"Levando esperança para a ACTC"


"O Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) fez uma visita na  ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração) em São Paulo no dia 29 de Fevereiro.
A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.

Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante"
Felipe Paiva - Coordenador do Hayabusa


Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.

E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm ascendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar.
São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos
















Clique para Ampliar




Link para o Mural com a Materia completa e comentarios da
Coordenadora Pedagógica da ACTC


Tags: Social,

Visita Hayabusa à Casa do Coração

por Niten - Hayabusa - 16-Mar-2016

"Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.

E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm descendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar. São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos"



"Levar a Espada que dá a vida à todos" e "retirar o sofrimento de todos os seres vivos" são duas coisas que o Sensei nos ensina.

Sempre com essas palavras no kokoro (coração) o Hayabusa foi fazer uma vista na Casa do Coração - ACTC- em São Paulo. A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.

Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante, como sentimos nas palavras da Coordenadora Pedagógica da Casa do Coração, Raquel Duarte:

"A ACTC-Casa do Coração agradece imensamente a apresentação de artes da Espada Samurai, realizada por integrantes do Instituto Niten . Foi uma tarde muito agradável e cheia de emoção para as nossas crianças e jovens que puderam pela primeira vez apreciar essa luta. Voltem sempre!"



Venha você também ser parte do Hayabusa! Converse com o Coordenador da sua unidade ou mande um e-mail para
[email protected]

Arigatou gozaimashitá.
Paiva















Tags: Hayabusa, Social,

Ikoi No Sono 3 - Descobrindo um Elo escondido

por Café com o Sensei - 24-Oct-2014


Link para a Matéria no Site do São Paulo Shimbum



Tradução da Matéria Publicada no Jornal:

"O Instituto Niten visita Ikoi no Sono


O grupo de jovens Hayabusa do Instituto Niten (Presidente Jorge Kishikawa) visitou no dia 21 de setembro a casa de repouso Ikoi no Sono em Guarulhos.
Apresentou para os idosos o Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
Midori Saito (26 anos, 3ªgeração de japonês) e Toshi Nagumo (32 anos, 3ª geração de japonês) visitou o jornal para comunicar sobre o evento.

Foi a primeira vez que visitaram o asilo, e o objetivo principal é praticar a compaixão pelo próximo.
Ensinamento esse que aprendem no Instituto Niten.
Todos participaram com o intuito de entreter os idosos.

Aproximadamente 20 alunos apresentaram o que aprendem em seu treinamento diariamente.
Muitos idosos ficaram com lágrima nos olhos, emocionados, lembrando de sua infância, quando praticavam Kendo.

A enfermeira do Ikoi no Sono contou "Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha emoção aos idosos"

Felipe Gisondi, aluno do Instituto Niten relatou "Conviver com essas pessoas que são o elo entre Japão e Brasil foi muito gratificante"

"Todos estavam felizes, então pensamos em continuar com esse projeto daqui em diante" comentaram as duas que visitaram o jornal."
 

Tags: Social,

Ikoi no Sono 1 - Sentir-se bem

por Café com o Sensei - 22-Oct-2014

Mas o que tem a ver uma escola , "academia" ou organização de artes marciais fazer uma apresentação e workshop em um asilo? - dirão alguns ou até muitos.
Talvez nada. Pois hoje em dia, estão muito ocupadas em promover torneios, exames de graduações, olimpíadas e por aí vai. Em busca de medalhas e troféus. De títulos e "dans".
Mas no Niten, isto não importa. 
Fazemos porque nos sentimos bem. 
Fazemos porque o mundo se sente bem.
Fazemos porque nesta vida, medalhas ou títulos valem muito pouco (ou até nada?) diante do tempo que estivemos felizes enquanto estivemos no Niten.
Dentro deste contexto, você há de concluir que o Niten realmente NÃO é uma academia...
Aos Hayabusa, jovens guerreiros que levam a espada que dá a vida em abundância, meu arigato.





Texto do  Jornal Nikkei traduzido:

"O grupo de Jovens do Niten apresenta o Kenjutsu a Casa de Repouso Ikoi no Sono e idosos ficam emocionados.

O grupo de jovens Hayabusa do Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa), visitou a Casa de Repouso Ikoi no Sono em Guarulhos no dia 21 de setembro para uma apresentação e confraternização.
20 integrantes do grupo Hayabusa apresentaram o Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu alegrando aproximadamente 80 idosos com idade entre 70 a 90 anos.

O objetivo da visita, foi colocar em prática o que é ensinado no Instituto, como Exercer compaixão e tirar o sofrimento das pessoas.
O Membro do grupo Felipe Gisondi comentou "Foi uma honra conviver com os idosos. Pode passar anos, que vou recordar dessa experiência"
A Coordenadora Social, Akatsuka Teresia falou "Foi uma tarde muito proveitosa que os idosos puderam passar e, certamente, muitos voltaram a recordar com carinho a sua pátria"
E a Chefe de enfermagem, Evelyn Nascimento relatou " Percebi o olhar atento dos idosos, todos envolvidos com a apresentação, muitos deles vibravam com lagrimas nos olhos. Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha comoção aos idosos" superando suas expectativas.

O grupo Hayabusa conta com membro com idades que variam de 10 a 30 anos e atualmente, somente na capital conta com aproximadamente 66 membros que atual diretamente em ações sociais."


Tags: Social,

Crianças que tem para as que não tem

por Café com o Sensei - 29-Jan-2014

Falo sobre a materia de anteontem (CS de 27 Jan 2013 - Nikkey Shimbum - Doações de Final de Ano)












 


Nos dias atuais em que a vida das crianças ¨que tem¨ apenas se resume em estudar, ganhar presentes e se divertir, existe a vida das ¨que não tem¨ , onde nem o direito de comer ou dormir lhes é possível.
As crianças ¨que tem¨, após adquirirem o seu diploma de faculdade (pois para a maioria delas a vida se resume a isto) crescem arrogantes, ambiciosas e individualistas. Problemáticas.
As crianças ¨que não tem¨, por lhe serem negados tudo, crescem e toda nossa sociedade já sabemos o que acontece.
Na esperança de, nem que seja por alguns instantes, levar a alegria e felicidade a elas e, quem sabe, mostrar que apesar da vida não ser um mar de rosas é possível sorrir e lutar por uma vida melhor, os nossos garotos e crianças doaram parte de seu tempo e coração no final de ano (e que parte!).
A aqueles que são insensíveis ou ainda não refletiram sobre o assunto, vou refrescar as suas memórias: foi no dia 20 de dezembro de 2013, sexta feira, num calor de 30 e tantos graus quando o único apego da grande multidão era o seu presente, os nossos jovens e as nossas crianças enfrentavam um trânsito de 4 horas para ir e 4 para voltar até o God Forsaken Place (fim do mundo) no meio do mato do Embu...
Se você mesmo assim, não entendeu o que eu quero dizer, vou lhe dar uma chance: leia mais uma vez a matéria de anteontem, e com atenção.
E, se mesmo assim não ¨caiu a ficha¨, acredito que não há por que estar neste Café.

Tags: Social,

Niten Solidário

por Pedro - Niten Brasília - Social - 14-Jan-2010

Nesse relato não pretendo descrever os detalhes de nossa visita ao abrigo, tentarei escrever apenas sobre os sentimentos e pensamentos que surgiram em mim durante e apos o evento. Na verdade seria impossível transcrever tudo o que lá vimos, assim decidi escrever sobre apenas um tema. Decidi escrever sobre força. Seguimos o caminho do bushido, e a força que adquirimos ao trilhar esse caminho é imensurável. Podemos aplicar os preceitos do bushido em tudo na nossa vida, adquirindo consequentemente diversos tipos de força. Entretanto, devemos tomar muito cuidado com a vaidade e outros vícios do mundo, pois quanto mais forte ficamos, mais fácil é se perder no caminho. O próprio bushido nos diz que o mais forte deve sempre cuidar do mais fraco. Cuidar não significa apenas sustento, simples doações ou palavras vazias. Um abraço, um sorriso ou mesmo a simples presença podem alimentar muito mais uma pessoa. A força não pode ser comprada, apenas adquirida com a convivência com os mais fortes. Por isso agradeço ao Niten por me dar a oportunidade de passar uma manhã inteira convivendo com pessoas verdadeiramente fortes, como todos presentes por parte do Instituto, o responsável pelo abrigo e todos os idosos. Arigato Gozaimashita!!

Tags: Jihi, Relatos, Social,
comments   1 of 1

Sensei - - Pedro
que os colegas de toda a America se espelhem em voce para os necessitados.
Me fez lembrar um dos plantões em que eu trabalhava- num asilo de velhinhos.
Como você escreveu ``Cuidar não significa apenas sustento, simples doações ou palavras vazias. (Continues)

A Espada que dá a Vida - 25.000 litros de leite

por Café com Sensei - Social - 14-May-2009

No Café de ontem, deixei o link Kendo / Kenjutsu em que se observa nas últimas linhas:

"Trabalho social
O Instituto Niten transmite a espada que trás a vida, indo além do dojo e contribuindo para tornar o mundo um lugar mais justo.
Ao longo dos anos, o Instituto contribuiu com diversos programas sociais e ajudou diversas associações, dentre o qual se destacam:

  • Programa Fome Zero
  • Programa de combate à desnutrição em Fortaleza (IPRED)
  • Doações à Cruz Vermelha internacional
  • Projeto Pequeno Cidadão
  • Casa de tratamento de Hanseníase de Betim"

A razão de o Niten estar a frente nos projetos sociais é simples: bushido.
Exercitar a compaixão.
É dever do samurai ajudar os mais fracos.
Sei que não poderei salvar o mundo.
Mas por onde passarmos, a nossa Espada será a que dá a Vida.


Sensei doando 25.000 litros de leite às crianças em Fortaleza (IPREDE)

Tags: Social,


Tag  social        Return to last Posts


    topo

    Niten Institute International
    +55 11 94294-8956
    [email protected]