Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murales de las unidades y pote de alumnos.


Apaixonado por Origami

por Lucas - Niten Fortaleza - - 20-ene-2010

Desde pequeno eu achava divertida a idéia de criar um objeto com significado a partir de uma única folha de papel. Conheci origami com os vídeos explicativos que passavam no Discovery Kids quando eu era pequeno. Eu sempre me esquecia de deixar uma folha do meu lado pronta, e quando um vídeo começava, não dava tempo de sair correndo procurar papel A4 e cortar antes de se perder no meio dos passos. Comecei a me interessar de verdade em origami enquanto procurava por um presente relacionado a chocobos (aves fictícias do jogo Final Fantasy) e acidentalmente encontrei uma foto de um origami dele. Fiquei pasmo. "Caramba! É possivel fazer origami detalhado assim?" Fui logo atrás de conseguir as instruções. Como não tinha base nenhuma, levei 1 mês pra conseguir dobrar meu primeiro chocobo. A fissura para aprender esse modelo era tão grande que aprendi a fazê-lo antes do tsuru! A minha fome por origami só cresceu. Pesquisei por origamistas na internet e encontrei obras de arte incríveis e bem variadas em técnica e aparência. Uns fazem origamis complicados, mas com dobras bem simples. Outros fazem miséria usando uma única técnica de dobra. E ainda há outros que fazem o origami parecer uma escultura, até umedecendo o papel*, de tal forma que é praticamente impossível fazer dois modelos iguais. Para mim, seguir os diagramas de um origami é como desvendar um enigma. Às vezes, cada passo é uma charada por si só. Outra maneira de se dobrar um origami é a partir do seu CP**, mas é como resolver um quebra-cabeça com peças faltando (esse jeito eu não sei fazer ainda. Ainda...). E a expectativa de saber como ficará o modelo depois de pronto? E a satisfação de ter conseguido terminar, depois de todas as dificuldades, mesmo que não tenha ficado perfeito? Para mim, é muito gratificante. *Técnica conhecida como "wet folding". **CP - Crease Pattern: seria o papel plano, com todas as linhas desenhadas onde serão feitas as dobras no papel. Para entender melhor, se você dobrar um tsuru e desdobrar, o padrão das linhas marcando o papel desdobrado é o CP do tsuru. Clique para ver os Origamis que o Lucas fez

comentarios  

Grécia - Teresina-PiauíEu também faço origamis.
Os seus são lindos!!!!!

`` seguir os diagramas de um origami é como desvendar um enigma. ``
Vc tem toda razão.

Cristian - Buenos Aires - Felicitaciones !!! Muy buenos los origamis, nunca habìa visto origamis tan detallados. Espectacular !!!

Favaron - São Paulo - Ficaram muito legais, principalmente o Chocobo..=D tenho trauma de origamis, tive q fazer 5.000 na festa dos paises na época em que fazia japones....1000 tsurus, 1000 hanas e por ai vai....até bloquiei da mente, nem lembro mais como faz XD

Douglas - Minas Gerais - Gostei da matéria! Inspirei e consegui fazer um tsuru!!!

Krysamon - Rio de Janeiro - Lucas seus origamis realmente são bonitos, demonstra sua dedicação a essa arte. Parabéns.

Luciana - Rio de Janeiro - Nossa, seus origamis são demais! Eu só sei fazer Tsurus e olhe lá. rsrsrsrs
Parabéns!!

William Mariano - São Paulo - Omedeto pelo Origami!
É uma arte muita bonita.
Iraaado!!

Mathias - - Os origamis do Lucas, ficaram -show de bola

Pinheiro, Guilherme - Manaus - Nossa!!!! Muito bom esses origamis!! Eu tambem assistia esses videos do discovery kids e gostava muito, os seus sao realmente uma arte, espero um dia conhece-lo, treinarmos juntos e ate ficar com um deles hehehe.
Parabens voce realmente e um artista!

Ricardo - Ponta Grossa - Muito legal mesmo, até hoje eu só aprendi a fazer tsuru, mas tenho vontade de aprender outros modelos também! Omedeto!!

Fabricio - Sao Paulo - nossa!!! adorei todos , ensina a gente uma hora??

Furtado - Brasília - Parabéns pelos origamis!
Tá ai uma coisa para aprender em 2010.

Kenzo - Rio de Janeiro - Que bonitos! E complexos! Eu gosto muito de origami também mas nunca cheguei a fazer dobraduras tão difíceis. Meus parabéns!



Retornar para últimos postagens


    topo

    Instituto Niten Internacional
    +55 11 94294-8956
    [email protected]