Peter, Aluno do Niten Rio de Janeiro esteve em Estágio na ADM nesse mês de Setembro.
Sempre a postos para o que fosse preciso!
"Nesses 6 dias que passei na ADM do Niten foi como estar no Dojo o tempo todo; sempre estar atento aos Senpais e ao Sensei, pronto para ser útil ao Mestre. Em vários momentos teve situações que lembravam palavras do Momentos de Ouro, ensinamentos do Dojo e conselhos dos Senpais.
Foi uma oportunidade de conhecer e participar do trabalho dos Senpais que estão todo dia ao lado do Sensei garantido o funcionamento correto do Niten.
Também pude participar dos treinos nos Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana, cruzando espada pela primeira vez com muitos Irmãos de Espada, e aprendendo algumas estratégias novas.
Doumo Arigatou Gozaimashita ao Sensei, Senpai Wenzel e a todos os Senpais que me auxiliaram nessa oportunidade de aprendizado no Caminho."
Peter - Rio de Janeiro
Uma ótima Novidade na unidade de Caxias do Sul:
a abertura do Kenjutsu Infantil (para crianças de 05 a 12 anos)!
Os Treinos já começaram aos Sábados no Colégio Santa Catarina
Konnitiwa Mina-san! Esse domingo tivemos nosso TRK de Caxias do Sul, treinamos nosso espírito de guerra! Tivemos presença dos alunos de Porto Alegre e Novo Hamburgo colocando o espírito à prova! Destaque para a participação especial no nosso torneio do Martim, novo aluno do KIR Jovem de Caxias do Sul, resolveu por em prática a sua coragem e lutou com o Senpai Alessandro! O Martim provou que com cinco anos se pode ter muita coragem e energia! (...) A união do Niten! Segue os resultados: JOJUTSU 0 Kyu 1º - Rech (Caxias) 2º - Toni (Novo Hamburgo) 3º - Jonatha (POA) JOJUTSU 7ºKyu 1º - Juliana (Caxias) 2º - Matsuda (Caxias) 3º - Gabrielle (Caxias) JOJUTSU 6º+ Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Mára (POA) 3º - Juliana (Caxias) JOJUTSU 5º+ Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Alessandro (POA) 3º - Taís (POA) IAIJUTSU 0-7º Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Rodrigo (Caxias) 3º - Tales (POA) IAIJUTSU 6º Kyu 1º - Matsuda (Caxias) 2º - Jonatha (Caxias) 3º - Juliana (Caxias) IAIJUTSU 5º+ Kyu 1º - Taís (POA) 2º - Mendes (Caxias) 3º - Alessandro (POA) KENJUTSU Sem Bogu 1º - Rafaela (Caxias) 2º - Rodrigues (Caxias) KENJUTSU FEMININO 1º - Gabrielle (Caxias) 2º - Juliana (Caxias) 3º - Mára (POA) KENJUTSU 0-6º Kyu 1º - Renzo (Caxias) 2º - Cho (POA) 3º - Stela (Caxias) KENJUTSU 5º Kyu 1º - Matsuda (Caxias) 2º - Renzo (Caxias) 3º - Tales (POA) KENJUTSU 4º Kyu 1º - Padilha (Caxias) 2º - Selau (Caxias) 3º - Rodrigo (Caxias) KENJUTSU 3º+ Kyu 1º - Joé (Caxias) 2º - Alessandro (POA) 3º - Mendes (Caxias) KOBUDO 1º - Mendes (Caxias) 2º - Alessandro (POA) 3º - Joé (Caxias) Omedetou gozaimasu aos medalhistas! Ganbatte Kudasai! Gabrielle
Continues (complete post) |
Coordenador Wenzel, um dos condutores da Tocha Olímpica da Rio-2016 visitou a escola Apecatu, em Itapevi-SP, para levar até os alunos do projeto escolar a Tocha Olípica, contar um pouco da experiência de carregar a Tocha e dos valores cultivados nos treinos do Instituto Niten. Todas as crianças participaram desta festa, carregando também a Tocha! (...) O projeto Escola Apecatu , www.apecatu.org.br , foi idealizado por Stela Grisotti e Rudi Böhm, pai do Coordenador e oferece educação básica para 80 crianças entre meninos e meninas de 3 a 6 anos de idade, de famílias com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Na página da Apecatu no facebook Rosa Fonseca curtiu e escreveu: " Rosa Fonseca Esta é realmente uma situação onde "todos são olímpicos". Pois já estão trilhando a estrada de campeões pelo direito básico de acesso à educação na primeira infância. Em especial os alunos da Escola Apecatu, que têm uma escola de primeiríssima qualidade, graças aos seus instituidores, amigos, professores e colaboradores. Parabéns a todos! " " Eu que tenho a agradecer, por poder vir aqui e estar com as crianças, interagir com a energia sincera e pura delas. As crianças são todas 7ºDan! São elas que carregarão nossa chama adiante! " Wenzel Böhm Continues (complete post) |
'EGAN' é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto NIten e conta com a colaboração dos alunos. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário por email. Arigato Gozaimashita pela leitura!
Equipe Egan - [email protected]
Honorato, aluno da Unidade Sorocaba ficou uma semana de Agosto em estágio na Administração do Niten.
"Konnitiwa, yoroshiku onegai shimausu!
Sorocaba, Honorato desu.
Aprendi muito, e evolui não só tecnicamente no Iaijutsu, mas principalmente como pessoa.
Poder participar dos treinos com o Sensei e com os Senpai mais experientes no Caminho, foi o que mais valeu a pena nesse período, e me sinto muito honrado por isso.
"A estratégia está no corpo do cotidiano, e o cotidiano está no corpo da estratégia".
Pude constatar na prática, desde o primeiro dia de estágio, o que já vinha sendo dito nos Momentos de Ouro, sobre estratégia no cotidiano.
Nos protocolos, nas tarefas básicas diárias, todas já pré-definidas, ou nas missões que os Senpai me designavam, aparentemente simples, mas que sem a devida atenção, sem Zanshin, podiam se tornar complexas, como por exemplo, encontrar o endereço de um local de treino, escolher um simples bolo de aniversário, ou acompanhar um Senpai à rodoviária.
Pensar sempre no bem coletivo e estar sempre preparado pra ajudar. Em qualquer situação. É o que se espera de um samurai.
"A todo momento, em qualquer lugar, jamais se esquecer do espírito de guerreiro."
Fazer da estratégia o meu cotidiano, e não perder um tempo que seria decisivo numa guerra.
Apesar de ter ficado pouco tempo de estágio, considero esse período muito produtivo pra mim, no sentido espiritual.
Gostaria de ter feito isso há muito tempo, ainda com 17 ou 18 anos.
Mas antes tarde do que nunca.
Valeu a pena "subir a montanha" por um breve momento, e conviver com quem já está mais habituado no Caminho.
Sayonara. Arigatou gozaimashita."
Estágio: para Alunos que desejam passar alguns dias na Sede em São Paulo em Estágio, ajudando nas tarefas do dia a dia administrativo do Niten, aproveitando também esse tempo para treinar próximo ao Sensei. Veja Outros Estágiários
Adilson Avelino - SorocabaHai Honorato, já imaginava que o Estágio na ADM lhe trariam grandes aprendizados como nos disseram os Senpai aqui no dojo. Vejo que além de vivenciar os Momentos de Ouro, também há gratidão em suas palavras, e o samurai deve carregar isto dentro de si, gr (Continues)
"Sendo mais direto, o bushidô se tornou algo pelo qual posso direcionar minha energia (tanto física, quanto espiritual) através do dia-a-dia e por causa das responsabilidades, acabei por abandonar quaisquer distrações e me concentrar mais no trabalho.
O kenjutsu se mostrou algo no qual posso me dedicar profundamente e sem arrependimentos, além dos conselhos do senpai, aprendizado nos treinos, os momentos hilários com os companheiros... tudo isso ajudando a melhorar meu ki e gamân.
Ano passado, se me perguntassem o que estaria fazendo daqui uns 20 anos, eu não saberia responder ou falaria que estaria na mesma... sem fazer nada.
Se me fizessem a mesma pergunta agora, responderia que já seria um senpai na família niten e estaria ajudando pessoas em busca de Caminho!
Como eu era antes do bushidô.
Sayonara arigato gozaimashitá!" - Juan Monteiro
O Instituto Niten Convida todos os Alunos e amigos para o Lançamento Oficial do Livro do Sensei Jorge Kishikawa
Shin Hagakure - Volumes 1 e 2
Sessão de autógrafos e venda de Livros
Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, Nº2073, São Paulo
Sexta-feira,
2 de Setembro,
das 18h30 às 21h30
"Atualmente tenho por voltar de 4 meses de treino no Niten, e só tenho a agradecer ao Senpai e todos os colegas de treino, pois, através dos ensinamentos que tenho adquirido, sinto, a cada dia que passa, mais e mais, uma mudança de comportamento,uma busca constante em aperfeiçoamento e uma maior atenção em tudo aquilo que faço no meu dia a dia. Isso tem me feito muito bem em todos os campos da vida, profissional, pessoal e emocional.
Agora busco sempre me manter focado nas tarefas profissionais e dando a devida atenção que as mesmas merecem, busco manter a posturar adequada sempre que percebo que estou relaxado.
No momento o que mais mudou em mim, foi a minha busca do aperfeiçoamento, a busca do "formidável".
Arigato gozaimasu, Sensei Jorge Kishikawa por trazer o Bushido para o Brasil através do Niten e Arigato gozaimasu Senpai Rodolfo, por dedicar seu tempo a repassar os ensinamento do Sensei para nós de Recife.
Sayounara"
Allan
Konbanwá e Shitsurei shimasu. Neste estagio já nos primeiros dias a dinâmica da ADM me surpreendeu, não apenas por se ter que fazer tudo rápido e bem feito. Mas porque mesmo nos dias que tinha que fazer uma tarefa muito grande não podia se concentrar apenas nela, toda tarefa estava subordinada a ser interrompida para resolver alguma outra tarefa ou problema mais importante. Não podia se esperar uma rotina. Tinha que ter o espirito preparado para resolver qualquer coisa que aparecesse. O espirito de um Samurai. (...) (...) Continues (complete post) |
Andréa - Rio de JaneiroOmedetou, Matheus!
Guarde no coração os ensinamentos que teve!
Gambate! (Continues)
"Venho falar o que o Bushidô mudou em minha vida.
Ainda sou novo no Niten, fiz apenas quatro aulas, mas, já me considero um Samurai moderno, pois após fortalecer meu corpo nos treinos, ainda fortaleço minha mente nos Momentos de ouro junto ao Senpai e a todos os companheiros do Niten.
Acredito que me tornei mais corajoso e menos hesitante, pois como o Senpai falou, não adianta pensar muito e não agir, estou muito mais confiante das minhas ações e escolhas e espero me tornar ainda mais forte junto aos meus companheiros.
Shitsurei shimassu! Arigato gozaimashita!" - Adriano Junior
O Niten Manaus fez a entrega da Homenagem de Chanceler da Tradição Samurai ao Vereador Massami Miki Massami Miki é o Autor do Projeto da LEI Nº 1293, de 06 de novembro de 2008 que instituiu o "Dia do Samurai" na cidade de Manaus, a ser comemorado no 24 de abril de cada ano e incluso no calendário oficial da cidade de Manaus. (...) Continues (complete post) |
"Minha entrada no Niten ocorreu pelo meu amor ao Japão e sua cultura/arte, lembro que ainda realizando estágio, vi a propaganda do Niten em um mangá que retratava a vida do Musashi Sensei (Myamoto Musashi) e aquilo me marcou. Anos depois procurei o Dojo e já na primeira aula me matriculei.
Praticando o Kenjutsu com as dificuldades de quem estava parado a anos em exercícios físicos, aos poucos percebi
Camilla Gomes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por ter me recebido no niten e me incentivado a trilhar o caminho com seu exemplo de empenho e responsabilidade.
Sayonara arigato gozaimashita! (Continues)
Antunes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por todos os ensinamentos de sempre! O Niten mexeu profundamente comigo nesse meu pouco tempo e devo isso muito à sua paciência, dedicação, sensibilidade e entusiasmo. É uma grande honra tê-lo como guia no Caminh (Continues)
GUSTAVO - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por nos instruir no caminho.
Um hai, para o nosso sempai.
Sayonara arigato gozaimashita!
(Continues)
Maldonado - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva,
Que você continue sempre sendo esse grande Senpai que nos guia no dia a dia pelas lutas da vida, usando sempre o Bushidô como caminho. Tenho que agradecer por toda força, paciência, incentivo e técnica que você (Continues)
Bahia - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por sua presença e decisão no caminho.
Ganbate Senpai Saraiva!
Sayonara arigato gozaimashita!
Bahia (Continues)
"O Gashuku do Kokushikan vai ficar para sempre na minha memória, muitos marcos importantes da minha vida aconteceram Fiquei imensamente grata e feliz em poder ter os pequenos lá, sempre tive preocupação de que eles não se adaptassem, atrapalhassem o treino dos demais participantes. O que aconteceu foi justamente o contrário, eles se entrosaram, se empolgaram com o Niten, gritaram, pularam, bateram men men men junto com o Gashuku, (...) Continues (complete post) |
Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande
Divulgação/Cobertura Oficial do Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.Revezamento da Tocha Olímpica "A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia". Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa. "A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso". Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México. (...) Continues (complete post) |
Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continues)
Galeria do Gashuku de Inverno no centro de treinameto Kokushikan, Ibiúna, São Paulo
- "Niten: onde as coisas feias se transformam em Sakurá"
- "Simplicidade espartana e gratidão por me levar aos portões do Niten" - Barreto (Un. Ana Rosa)
- "Coincidência ou destino, veio o Café com Sensei para me levar ao Gashuku e superar a perda de minha avó" - Shindi (Un. Curitiba)
- "Sem desvios ou delongas" - Calzolari (Un. Juiz de Fora)
- "O conhecimento que não é falado" - Ataide (Un. Curitiba)
- "Avaliações preciosas próximo ao Sensei" - Durval (Un. Juiz de Fora)
- "A capacidade do Sensei em organizar varias tropas é impressionante" - Helano (Un. Fortaleza)
- "O que não se aprende com palavras: Mágico" - Pontes (Un. Itaim)
- "Legal foi lutar de duas espadas e pegar gafanhotos na mão com o Hiro e a Haifa" - Eduardo (Un. Vila Mariana)
- "Um intensivo do 1º e 2º voto" - Holschuh (Un. Americana)
- "Fazer a coisa do jeito certo!" - Vermaas (Un. Campinas)
- "Mudança de rumos" - Mara Núbia (Un. Porto Alegre)
- "Mais do que superar o cansaço, superar as dores" - Bergamini (Un. Botucatu)
- "Ou corto ou não corto" - Huarte (Un. Buenos Aires)
- "Rompi uma casca e renovei o meu espirito" - Bento (Un. Florianopolis)
- "Sensei disse: repetindo o certo é o que faz a diferença" - Gabrielle (Un. Caxias do Sul)
- "Nesta existência, encontrei um Mestre com uma energia sem igual!" - Mendes (Un. Caxias do Sul)
- "A 'martelada' do Sensei endireita a nossa espada"
- "Nos seios de uma família, cujos valores são o respeito e o zelo" - Coelho (Un. Belo Horizonte)
- "Inspira-me a querer mais" -Erick (Un. Santos)
- "Oferecer o Caminho aos que precisam" - Petersen (Un. Porto Alegre)
- "O Sensei mantém-nos atentos" - Malaquias (Un. Vila Mariana)
- "Elemento que o Sensei insistiu neste convívio: observação" - Rohwedder (Un. Campinas)
- "A curva de treinamento do Sensei faz recondicionar o nosso corpo pois a idade chega para todos" - Cortes (Un. Rio de Janeiro)
- "Transportados a épocas longínquas de sakura e olhar do mestre" - Danilo (Un. Campinas)
- "Aperto no espirito" - Kuhn (Un. Brasilia)
- "Confidência do Sensei: Desta vez, os objetivos foram nobres!!" - Kate (Un. Sorocaba)
- "Retribuir o mínimo ao Sensei" - Padilha (Un. Caxias do Sul)
- "O melhor de tocar na orquestra com a regência do Sensei" - Otávio (Un. Brasilia)
- "Sentir o foco e energia de todos voltado para um só objetivo" - Gabriela (Un. Belo Horizonte)
- "Um Gashuko para superar os limites" - Malaquias (Un. Vila Mariana)
- "A energia do coletivo foi essencial" - Cavalcante (Un. Sumaré)
- "Lotado!" - Samuel (Un. Vitoria)
- "Que o tambor do Sensei ecoe para sempre em nosso corações" - Gabi (Un. Belo Horizonte)
- "Levei muito dever de casa" - Sionek (Un. Curitiba) -Un tramo de una senda llena de enseñanzas y sabiduría que Sensei comparte con quienes decidan transitarla" - Daiana (Un. Buenos Aires)
-"O Sensei vê, aponta os nossos erros e cuida de nossas feridas" - Tiemi (Un. Curitiba)
-"Sekiguchi" - Souza (Un. Curitiba)
- "Aprendi costumes novos na comunidade Niten" - Christopher (Un. Curitiba)
-"5 e meia da manha a 7 graus" - Nishihara (Un. Campinas)
-"Os sete samurais que estao vivos no Niten" - Celline (Un. Sorocaba)
"O Gashuku, o tambor, a energia, o foco...e assim preparei a minha apresentação, que como conclusão foi ser aprovado." - Breno (Un. Santo André)
Clique para ampliar
-"Incrível" - Vidal (Un. Curitiba)
Carina é Aluna do Niten em Ribeirão Preto. No livro Natrilhas Carina conta sobre percorrer O Caminho: "Quero compartilhar processos, histórias, projetos, viagens, sugestões, pensamentos, questionamentos… Enfim, gerar movimento em prol de mudanças positivas minhas, do outro e do mundo." No Último Cápitulo de Natrilhas Carina escreve sobre a vinda ao Gashuku em São Paulo. Leia abaixo: "São Paulo 200º dia na estrada "Quando a fraqueza bater, a preguiça segurá-lo ou a tentação lhe chamar, lembre-se do seu objetivo maior dos benefícios de estar no Dojo" Sensei Jorge Kishikawa Saímos de carro de Ribeirão Preto no sábado, às 3 horas da manhã, rumo a São Paulo, para participar do meu primeiro treino intensivo de Kenjutsu. (...) Continues (complete post) |
Tiemi - CuritibaCarina! Doumo arigatou gozaimashita por compartilhar seu relato conosco.
Seja qual for a `trilha` que você seguirá daqui pra frente, rogo para que continue tendo esse espírito vibrante e alegre.
Omedetou gozaimasu! (Continues)
Carbonete - Rio de JaneiroCarina , Arigato Gozaimashita, por compartilhar seu sentimento sua emoção conosco, de forma a nos emocionar também. (Continues)
Breno - NiteróiIncrível, Carina! Lembrou-me da primeira vez que fiz o Tameshigiri. Tive sensações muito parecidas com as que você teve. Omedetou! (Continues)
Breno Cesar - Santo AndréOmedeto gozaimasu senpai Carina !
(Continues)
A edição de número 60 do Prêmio Paulista de Esportes não poderia acontecer em momento mais propício: às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Noite de gala do Esporte Nikkey teve a presença de dirigentes e convidados especiais. E pelo quinto ano consecutivo, a cerimônia de entrega teve como palco a Câmara Municipal de São Paulo, maior Casa Legislativa da América Latina. Para Raul Takaki, presidente dos jornais Nikkey Shimbun e Jornal Nippak, “são 60 anos ininterruptos”. “Pouquíssimos eventos da comunidade nipo-brasileira atingem essa longevidade. A noite de hoje é ainda mais especial pois o Brasil será palco este ano dos Jogos Olímpicos e temos orgulho de poder homenagear os verdadeiros heróis que ajudam a preservar a cultura japonesa através do esporte transmitindo valores como respeito e disciplina” Basílio Parachin - Unidade Argentina - Homenagedo do Kobudo (...) Continues (complete post) |